A solução está no tesão


Não é possível  refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor.Se a educação sozinha não transformar a sociedade,sem ela tampouco a sociedade muda.
                           Paulo Freire



Quando o célebre Paulo Freire bacharel em Direito optou pelo  ensino criando o seu próprio método que se tornou conhecido internacionalmente,ele o fez movido por um grande tesão pelo seu propósito. O tesão era tão intenso que a aplicação do seu método conseguiu alfabetizar adultos,cortadores de canas, em apenas quarenta e cinco dias.Por certo que ninguém acreditaria que tal façanha seria vitoriosa mas êle o sabia.De tal modo era assim, que o fez! A sua capacidade de enxergar e ir muito mais além do que os demais rendeu-lhe,por ocasião da ditadura militar, uma prisão com subseqüente exílio.Lá fora, em Bolívia, Chile, Harvard, Cambridge, Genebra,Suiça,África etc continuou se dedicando ao ensino retornando após dezesseis anos. A sua obra é vasta.
 
Cito aqui  o livro "Sem Tesão Não há Solução" , do terapeuta Roberto Freire, livro este que introduziu na cultura brasileira o conceito de tesão , revelando uma nova prática adotada pela juventude de libertar-se das repressões políticas e sociais através do sexo, a fim de fazer uma analogia das nossa atitudes com relação ao nosso entusiasmo ou seja: nosso tesão!

Todavia a palavra tesão não está apenas associada ao sexo . A conduta do célebre Paulo Freire nos confirma isto. Ou vocês acreditam que se não houvesse tesão no seu modo de pensar o outro e a sua necessidade premente de cidadania ele teria se dedicado com tanto afinco ao seu objetivo? Claro que êle foi movido por um intenso e inigualável tesão ao ponto de abandonar um bacharelado com amplas perpectivas promissoras para dedicar-se à educação Não se deixou intimidar com as dificuldades que apareciam a cada passo da sua jornada daí ter sido considerado um dos mais notáveis pensadores na história da pedagogia mundial tendo a maioria dos seus livros publicada em português, inglês,espanhol e hebraico.

Bom seria que todos nós fossemos tomados por este maravilhoso tesão em todo o curso da nossa vida.Os profissionais das diversas áreas exerceriam as suas atribuições independente dos seus salários. Professores não justificariam aulas ruins por causa do baixo salário, médicos e enfermeiros atenderiam os pacientes com maior gosto sem tantas reclamações, pais escutariam melhor os filhos e vice-versa, enfim todos estariam tão arrebatados por tão fabuloso tesão que as dificuldades seriam minimizadas, quase zeradas. 

Abençoado seja Paulo Freire por nos ter ministrado tão bela aula de cidadania e amor próximo, mesmo tendo sido um nordestino de origem pobre lutando com muitas dificuldades.Vamos aprender com este maravilhoso homem esta rica e sábia lição de motivação envolvendo-nos cada vez mais neste infalível propulsor de ações dignas: o tesão! Sabemos agora que... sem tesão não há solução!!





bjs soninha