PECADO OU INTEGRAÇÃO?

Num dia desses fiquei bastante assustado.

Estava numa comunidade pequena, interior, zona rural... Comunidade de gente humilde.

Faltavam alguns minutos para começar a missa e todos dentro da Igrejinha conversavam para mais de metro.

Dona Jandira que perguntava para a comadre Augusta sobre a família dela, se estavam todos bem, dona Raquel preocupada com dona Maria que tinha sido operada... Assim ia transcorrendo o vozerio dentro da pequena capela.

Os compadres mais no fundo e com seus chapéus nas mãos, ficavam cochichando uns com os outros.

De repente, vem uma senhora da minúscula sacristia e pede de maneira estúpida a todos que façam silencio, pois ali é uma casa de oração, casa de Deus e não de conversa fiada.

Logo em seguida o padre, novo, inexperiente começa a Missa.

E no ato penitencial, aliás, um ato que eu sempre achei supérfluo na celebração, ele pede a todos que peçam perdão ao Pai do céu pelos seus pecados, inclusive o de conversar na Igreja ao invés de rezar.

Sinceramente fiquei decepcionado com as duas atitudes dos dois cristãos. Um leigo e outro consagrado.

Aquele povo simples e humilde passou a semana ou o mês inteiro sem se ver.

No dia em que houve o encontro de uns com os outros, foi na casa do Pai que ele se deparou.

Que coisa linda, uns perguntando dos outros na casa de Deus.

Uma verdadeira família conversando na casa do Pai.

Desde quando os irmãos reunidos conversarem na casa dos pais foi pecado?

Só na cabeça daqueles filhos depressivos e com baixa estima que isso acontece.

Líderes e líderes de comunidades, cuidado para não matar o diálogo da casa de Deus em monólogo feito fariseus.

A comunicação dos fiéis antes da celebração é uma verdadeira e autêntica oração.

Conversar com Deus também é isso!

Que as comadres e compadres conversem antes da festa na casa de Deus.

Que os pecados que tanto falamos dêem lugar à glória de Deus e à certeza de que já somos salvos no sangue do Cordeiro.

Celebrar é isso também!

Acácio

Acácio Nunes
Enviado por Acácio Nunes em 09/07/2008
Código do texto: T1072484
Classificação de conteúdo: seguro