PIPAS e PAPAGAIOS

Hoje, acordei muito cedo. Tomei meu banho, me alimentei e já fui pra rua. Tinha muito o que fazer. O sol , tímido, me deixou indecisa se sairia ou não. Não esperei a decisão.... olhei para todos aos lados, antes de tirar o carro da garagem. Respirei fundo.... alguns pássaros sentados tranquilamente nas folhas das heras, que enfeitam a frente da minha casa, não me deram bola. Olhei mais uma vez para o leste.... e aí já avistei muitas pipas navegando pelos ares. Coloridas, grandes e pequenas . Cada uma das crianças querendo ganhar a disputa. Mesmo com o friosinho que fazia, a criançada já tinha pulado da cama, e lá estavam, na rua com roupas leves e muitas até descalças. Afinal, estão em férias.

Segundo a história , as pipas surgiram na China duzentos anos antes de Cristo. Um pedaço de papel algumas varetas,manipulado por um fio, tornou-se ao longo dos tempos um objeto mágico, misterioso e místico, repleto de simbologias e com um incrível poder de encantar o homem.

Pipa ou papagaio , quadrado ou peixinho, pandorga, maranhão, arraia,tapioca, curica, califa, raia, cangula, lebreque e tantos outros, são nomes que encontramos em diferentes regiões de nosso país, mostrando que este objeto não tem fronteiras. Conhecido pelos egípcios, fenícius, hindús,polinésios e africanos , os papagaios ,na maioria das vezes, eram utilizados em manifestações religiosas, como atrativos de sorte , prosperidade e cura e sinalizadores, indicando posições e movimentos do inimigo.

Atribui-se também aos papagaios , pesquisas e incríveis descobertas, como o pára-raio e o avião. No entanto , o que mais importa saber no momento é que, apesar dos diferentes significados, o papagaio é puro lazer , é um momento de pausa , é o prolongamento das mãos que toca as alturas, é um brinquedo igual em todo o mundo. Todas as pessoas por mais distantes que estejam do assunto , já empinaram, viram, ou já ouviram falar desse objeto

Todas as crianças de qualquer parte do mundo , do planeta, conhecem este brinquedo que, apesar da pouca importância dada a ele , nunca saiu de cartaz.

Liguei meu carro, saí devagarinho e perguntei para uma menina linda de cabelos loiros e brilhantes , se ela estava usando cerol. Ela empinava graciosamente uma pipa bem colorida . " Nãoooo disse-me ela. Você não sabe, moça que é proibido ???

Ahhhhh fiquei feliz, joguei um beijo e disse : pegue logo o meu beijo, antes que ele voe com a pipa. Ela sorriu. Acelerei o carro e fui trabalhar, aliviada.

P.S - Sugestão : Quem não leu O CAÇADOR de PIPAS de Khaled Hosseini , leia. É maravilhoso. O personagem Hassam, me fez chorar e me emocionar, o livro inteiro. É tão lindo.....!!!!!Vale a pena.