É preciso ter coração.... E coragem

É PRECISO TER CORAÇÃO... E CORAGEM

Coragem se torna uma expressão muito interessante, pois deriva do radical cor, que se origina da palavra coração. Assim sendo, ser corajoso significa viver com o coração. Os medrosos, exclusivamente, os medrosos vivem com a cabeça; acovardados, criam em torno de si, uma segurança baseada na razão, na lógica. O receio os faz encerrar todas as janelas e portas, com crenças, julgamentos, palavras, teorias e maledicências (vulgo fofoca), e do lado de dentro dessas portas e janelas fechadas, eles se escondem. Essencialmente, audácia, coragem é colocar em risco o conhecido em favor do desconhecido, o familiar em favor do estranho, o confortável em favor do desconfortável. – Constitui-se numa intensa odisséia rumo a algum destino ignorado. Nunca saberemos se somos capazes de fazer isso ou aquilo. É uma maneira arriscada, porém, unicamente, os corajosos sabem o que é a existência em essência.

Deixar a vida fluir, fazendo escolhas, naturalmente, sem medo de errar e recomeçar em todas às vezes que erramos e pronunciamos palavras necessárias. Entretanto, sabemos toda escolha pressupõe uma morte em detrimento do que ficou para trás. Entretanto, é exatamente o que deixamos que se torna a parte pior, não entendemos racionalmente os motivos da nossa partida. Não podemos ficar, contudo, não queremos ir...Mas o caminho... O caminho é longo, escuro, desconhecido, têm bandoleiros... Será que vamos ser felizes? Não sabemos. Temos que ir, não podemos ficar parados esperando não se sabe o quê... Parece uma dor dilacerada que nos deixa meio desatinados, meio tontos tentando encontrar explicações, razões, lógicas que nos justifiquem em nossas decisões.

As separações, principalmente, quando são alternativas nossas, parecem que doem mais. Quando optamos ir à busca de um Oasis ou um reino de pasárgada, colocamos o coração na frente, não pensamos nas imponderações do novo, na solidão devastadora que nos seguira pelos caminhos. A nossa razão pensa como aquela letra de música que diz:: “Não aprendi a dizer adeus, mas, tenho que aceitar, não tenho nada pra dizer, só o silencio vai falar por mim”. No final desta música tem um verso que é alento para todas as dores que é: “ o inverno vai passar e apagar a cicatriz.” Então, um dia o inverno vai embora, as flores chegam colorindo o mundo ao redor e olhamos para trás e pensamos: a escolha foi correta, mesmo que tenha sido dolorida. Embora, tenham faltado palavras, amigos e sobrado muita solidão e silêncio nesta travessia em rumo ao desconhecido. Ainda assim, a primavera vai chegar e trazer com ela a dúvida e a certeza de que as escolhas feitas com o coração são as melhores.

Isa Piedras

14/07/2008