ESPELHO

1921...

Nascida num quartel enfrente ao elevador Lacerda,aquela jovem cresceu próxima ao militarismo como um bebê frente a seus brinquedos.

Desde tenra idade acostumou-se a visualizar o Universo rigoroso das metas,crenças,dogmas e ordens.

Filha de tenente e mãe autoritária, numa época onde a educação estava diretamente ligada à repressão da alma; nada poderia ser libertador.

Sua alma feminina escondia-se atrás de sua aparência decidida e forte.

Gostava de conhecer as letras e as novidades financeiras da inteligência lógico matemática; porém na década de trinta o mundo não abraçava a revolução da alma feminina e as receitas de confeitos logo puderam abraçar os dotes da economista Nilta;transformada em dona de casa , mãe e ´´ enfermeira´´ chefe de seu marido recém formado ,residente num bairro que parecia a selva amazônica; numa terra paulistana distante do aconchego baiano de seus familiares.

Esta mulher passou a vida toda lutando para não fragilizar-se diante da doçura de sua alma;diante do imenso amor pelos seus filhos;diante da extrema renúncia de sua brilhante vida profissional.

Optou, como centenas de mulheres ,pela vida familiar,pelas conversas sociais,pelos contatos políticos;usando seus dotes culinários, sociais de anfitriã primorosa em prol de seu trabalho social frente às instituições, frente à carreira literária e médica do esposo, à sociedade ; pelos ´´ bons costumes´´ de seus filhos e pelo brilhantismo que sonhara para cada um deles...

E creiam, eles são brilhantes!

Eles têm a jóia da união e a bênção da memória!...

Imagine uma mulher que fechou uma das avenidas mais movimentadas da Zona Leste paulistana quando faleceu;nunca a sociedade soube identificar se seus filhos; quando crianças; eram conhecidos como ´´filhos do pai ´´ou ´´filhos daquela super-mãe´´ ; apelidada como ´´ prefeita tatuapeense´´!

Quando a mesma ´´mudou de planeta´´,

dezenas de pessoas

´´ perderam o chão´´; tamanho envolvimento emocional que tinham pela criatura humana,presente e materna ;que encontravam naquele ´´mito´´ vigoroso!

--------------

Eu dedico estas linhas à formadora de parte da minha alma guerreira.

Sem ela eu desconheceria ´´pulso´´,´´coragem´´,´´rumo´´,´´crítica´´,´´ordem´´...

Claro que a maior formadora de opinião que já conheci na vida habitava nela; e inúmeros momentos adversos fizeram parte do nosso cotidiano ´´ ATRITANTE´´; contudo, jamais imaginei que teríamos tanto em comum! Jamais imaginei que ao cantarolar ´´ como nossos pais´´ num ´´LP´´ da Elis eu já plantasse todos os ecos das células que levariam parte desta guerreira em mim!

Jamais eu sonharia em ter atitudes parecidas com a autoridade existente na ´´ general´´ mais significativa da minha vida;talvez este seja o fato mais exemplificador da paz interna abrigada em meu amor pela figura materna...

Como poderemos deixar de ter a ´´ memória´´ celular e cultural de nossos pais, avós,bisavós?

Inexiste...

...´´São crianças como você; o que você vai ser quando você crescer´´!...

Partindo para um aspecto mais prático e menos emocional dedico esta crônica ao útero quente e revolucionário que me abrigou...Dizem que quase sucumbiu ao meu ´´ressurgimento´´ na Terra, bem na hora do parto, e dali para diante nós crescemos em alma,desavença,amores, mágoas,choros,risos e paixões...

Na intimidade sofríamos pelo excesso de zelo!...Com nosso crescimento , as discussões intensificavam-se pela

´´ marcação´´...´´ onde estávamos´´,´´ com quem´´...como se a cada hora precisássemos bater ´´ continência´´...

Nós não compreendíamos que tudo era fruto da educação que a mesma tivera;nem que o papai ´´ super legal´´ entregava a total responsabilidade educacional à esposa;também não compreendíamos que fomos três filhos em décadas revolucionárias demais para aquela mente guerreira ;que cedera o tempo todo acreditando que era ´´ o melhor´´ para nosso futuro; para que todos os seus sonhos de estudo,trabalho,relacionamentos, excelentes netos,dias sem nem problema ocorressem em toda nossa existência integralmente...

Talvez ainda seja o nosso maior erro e o nosso maior sonho;

´´Filhos que jamais sintam dor,

que jamais enfrentem desafios,obstáculos ,nem decepção´´...

Dedico este texto a todas as horas de crescimento que tivemos juntas , e foram incontáveis;posto que, a nossa Niltinha engravidou em 1962, aos quarenta e um anos, crente que era ´´ menopausa´´; num tempo onde ter vida sexual aos quarenta era vergonhoso ;e mostrar ao mundo nove meses de constatação da mesma era um pecado social; fora a preocupação acerca da saúde mental de um

bebê ´´ raspa de tacho´´...´´ Euzinha´´ em pessoa;nascida depois de nove anos de meu irmão e quatorze de minha irmã; claro que inúmeras vezes atribuí meus devaneios literários e diários, passos lunáticos e sonhadores a este fato ( ´´ brincadeirinha´´...Todo ´´mundo da lua´´ é herança paterna!)

Voltando no tempo...

A guerreira decidiu lutar para completar seus estudos depois do ginasial;na época fez o curso de Contabilidade equivalente ao terceiro grau de hoje...

Num carnaval conheceu um rapaz órfão de pai, pobretão, intelectual e líder estudantil;dono de uma oratória invejável e conhecido pela força da palavra!

Ele ,para namorá-la, adiou seus sonhos de fazer Medicina só para levá-la até a porta de casa ,depois da faculdade de Ciências Contábeis...

O amor os fizeram unidos até o falecimento...

O rapaz formara-se e casara-se com ´´ a musa´´ em seu primeiro ano médico!

Depois de formado,o rapaz veio com habilidade,cultura,oratória e diploma atrás da realização da prática médica em São Paulo;em breve tempo, a guerreira e sua filha Tânia vieram ao encontro do herói baiano na ´´cidade da garoa´´...

Depois nasceram os filhos paulistanos, Joaquim e Nilma...

E durante anos fomos nós cinco neste universo;´´ em amor´´,´´em guerra ´´, ´´ em amor´´; como um bem- me- quer...

Depois de muitas analises acredito que a ´´ general´´ veio ao mundo como mãe, para dar um rumo imenso aos seus filhos...

Seu marido era excelente,mas era capaz de receber todas as consultas em troca de galinha,periquito, papagaio e bicicletas...

A exigência financeira de sua cônjuge para que as escolas de seus filhos fossem de qualidade;melhores leituras;formação religiosa, ética, crítica, social,postural;roupas boas, vinham da parte materna...

Claro que para sobreviver Às diferenças,eu e meus irmãos formamos universos rebeldes e paralelos;mas a base fazia-se colo incansável para proteção e vereda...

Nosso pai era a formação filosófica,caritativa, voluntária; e ela , ordem prática... combinando com sua primorosa inteligência lógico matemática...

Se eu pudesse escrever um bilhetinho hoje e soubesse que a mesma leria, eu grafaria ´´ OBRIGADA´´, em letras garrafais...

Hoje concordo com as Ciências que embasam meu trabalho profissional...

´´ A formação íntima nasce de atritos,conquistas e experiências´´

Neste ´´Obrigada´´ imenso estaria minha gratidão

pelo ´´ pulso´´ que me fez forte;

pelas ´´ críticas´´

que me fizeram mais observadora;

pelas horas

que eu não soube enxergar

o amor imenso nos bastidores;

daquela que não sabia mostrar o que não aprendeu...

Liberdade e conforto para dizer eu te amo...

Graças à suas entranhas eu tive Vida;

graças ao seu amor eu pude extrair de mim, feminilidade,autoridade,pulso e coragem para as horas emocionais excessivas ...

As saudades que eu sinto me faz voltar no tempo e resignificar cada olhar,gesto, abraço que faltou;

bem como todos os que foram presentes ,

burlando o militarismo das emoções;

invadindo todas as células rigorosas

e cedendo espaço para a expressão aberta de sua escandalosa amorosidade materna...

MÃE, OBRIGADA.

Sua eterna ´´ Nilminha´´.

Dia 14 de julho de 2008

------------------------------

Quando você chega num ambiente e cumprimenta alguém, você crê que fará a ´´ diferença´´;então faça a diferença comentando os textos;será muito bom saber que você veio me visitar;convido-o à leitura de ´´ BORBOLETAS´´;bem como discurso, contos e frases nesta escrivaninha também...;forte abraço.Obrigada. Nilma

HOJE É 21 DE AGOSTO DE 2009...HJ EU TE AMO MAIS...PQ HÁ MAIS VIDA,RECORDAÇÃO E HISTÓRIAS COMPREENDIDAS E RESIGNIFICADAS.BJ MÃE,NILMINHA.