REFLEXÕES METAFÍSICAS

Como eu gostaria de ter conhecido esse homem. Sim, acordei com esse pensamento. Ele morou nas imediações de Zurique, antes de se mudar para os Estados Unidos . Aí ,ele refletiu e, disse : Quero morrer em paz na Suiça. Como seria bom morrer na Suiça !!! Mas o bom mesmo seria em Davos. Lá é que se tem uma das mais belas vistas dos Alpes suiços.

Eu estive em Davos, mas só depois, muito depois , fiquei sabendo que foi neste local que o homem que eu gostaria de conhecer, buscou inspiração para escrever a "montanha mágica".

Falo de Thomas Mann escritor alemão. Autor do livro " A Montanha Mágica". O livro, de uma dignidade sem tamanho é cheio de reflexões metafísicas. Agora eu sei , também, o porquê de nascerem as inspirações para esse livro. Talento , muito talento e Alpes Suiços.

Ele nasceu em 1875. Seria , mesmo, muito difícil eu tê-lo conhecido. Claro ! Escreveu o livro em 1924 , morreu em 1955 . Essa obra é tão especial, que nereceu o Prêmio Nobel de Literatura em 1929. Obra prima de tão famoso escritor. Escritor que eu queria ter conhecido ,pessoalmente.

O engenheiro Hans Castorp, o personagem central , descobre que tem uma doença, ao visitar um primo num sanatório para tuberculosos. Ao ser retido no sanatório , começa a fazer reflexões sobre a morte. Na época, o romance , que não sai da minha mesa de cabeceira, era visto como uma alegoria da Europa . Uma sociedade européia considerada "doente". E eu fiquei a pensar que o maior escritor alemão do século 20, se exilou com a família , em 1933, na Suiça, para escapar e por discordar da política nazista que Adolph Hitler havia implantado na Alemanha.

O mais interessante é que ele tem ( tinha ) ligações com o Brasil. Julia , sua mãe, nasceu em Parati. Que bacana , não ??? E ao mesmo tempo, fico a pensar em Floradas na Serra, aquele filme com Cacilda Becker, que também personificava uma tuberculosa. E o cenário , Campos do Jordão. Não é do meu tempo, mas eu sei disso ..rsrs. O filme é encontrado, ainda , nas boas locadoras. E o livro de Mann, quando eu comprei por volta de 1989, custava 40 reais , pouco mais pouco menos , se não me engano. Nova Fronteira é a Editora.

São 02:35 da madrugada.... acabo de escrever essa crônica e dormirei pensando ,metafisicamente, na vida.