FERNANDO PESSOA – Heterónimos (1888 a 1935)

Fernando Pessoa nasceu em Lisboa a 13 de Junho de 1888; quarenta e sete anos passados lá faleceu a 30 de Novembro de 1935.

“Para melhor se exprimir, Pessoa criou heterónimos, versões do que seriam outros "Fernandos Pessoas", mas bastante diferentes, com personalidades completas e vincadas, evoluindo e amadurecendo ao longo do tempo.

"Álvaro de Campos, o engenheiro naval desiludido com a vida, Ricardo Reis, o médico monárquico que recusou a República, Alberto Caeiro, o camponês sem estudos, simplista e que recusava a metafísica e Bernardo Soares, o semi-heterónimo, na medida em que não diferia muito do escritor real, foram os heterónimos que Pessoa criou (e posteriormente, viria a "matar")”.

Passou parte da sua vida, incluindo a juventude, na África do Sul. Regressou a Lisboa para abrir uma sala de Horóscopos e afins sem sucesso; teve de se dedicar à tradução dado os seus conhecimentos na língua inglesa. Foi jornalista e ajudou a fundar a revista ÁGUIA (1912) de duração efémera. Todo o seu espólio literário foi de grande influência nos escritores e poetas dos finais do século XX.

Zé Ernesto Gaia
Enviado por Zé Ernesto Gaia em 15/07/2008
Reeditado em 11/02/2010
Código do texto: T1080865