OS SETE PECADOS CAPITAIS

“PECADO CAPITAL é uma falta grave que, se não for confessada e alvo de absolvição e arrependimento, abre caminho ao fogo do inferno.”

"Origens Sagradas de Coisas Profundas, de Charles Panati", o teólogo e monge grego Evágino do Ponto (345–399): Gula, Luxúria, Avareza, Ira, Soberba Vaidade e Preguiça.

Segundo Evagrius os pecados tornavam-se piores com o homem egocêntrico! Primeira mudança finais do século VI com o Papa Gregório I: Orgulho, Inveja, Ira, Melancolia, Avareza, Gula e Luxúria.

São Tomás de Aquinoavalizandoa gravidade dos pecados no século XVII elabora nova lista: Vaidade, Inveja, Ira, Preguiça, Avareza, Gula e Luxúria.

Todos estes pecados capitais chegaram até hoje, estando mesmo aliados a demónios! (Peter Binsfeld – (1589) davam a entender uma cultura Judaica/cristã).

Como no "Maniqueísmo" não há mal sem o bem, temos para equilibrar as Sete Virtudes como salvação! Ordenadas em ordem crescente de santidade, as sete virtudes sagradas são : castidade, generosidade, temperança, diligência, paciência, caridade e humildade. O Papa Bento XVI em 2008 acrescentou quatro pecados capitais novos:a manipulação genética, uso de drogas, a desigualdade social e a poluição ambiental.

Como a vida no Planeta é quase sempre um Inferno todos nós devemos praticar muitos Pecados Capitais. Os Mandamentos da Lei de Deus quando infringidos não são Pecados Capitais. Não há registro dos sete Pecados Capitais na Bíblia.

Temos que entender que a Humanidade está desenraizada dos valores Judaico/cristãos! Não sabem quais são as normas ideais de conduta pois estas só lhes causam transtorno na vida.

As religiões devem encontrar soluções palpáveis para aqueles que não entram nos templos mas que são igualmente filhos da DIVINA CRIAÇÃO!

Aguardemos o efeito na sociedade destes novos Pecados Mortais, que Deus nos ajude a cumpri-los, pois estamos a pôr em causa a Própria Criação!

Zé Ernesto Gaia
Enviado por Zé Ernesto Gaia em 17/07/2008
Reeditado em 21/07/2008
Código do texto: T1084146