LIBERDADE/REALIDADE

Este texto foi produzido por uma aluna a partir de uma solicitação numa prova de redação. Sendo que os dois primeiros parágrafos(são de minha autoria) foi a base do desenvolvimento. E como parte da bonificação o melhor texto seria postado aqui. O texto e de coautoria de Josiane Santos de Oliveira.

Desesperadamente precisava de um lugar para ficar. Era uma sexta-feira chuvosa quando resolveu sair de casa, não avisou a ninguém para onde iria, apenas saiu. Colocara pouca roupa numa sacola. Tomou o ônibus, durante o percurso passou a projetar o que fazer, onde ficar e acima de tudo como se manter, pois estava decidido em não mais voltar.

Assim que entrou no ônibus, um novo universo pareceu surgir a sua frente; novos pensamentos despontaram; novos planos foram sendo traçados, novas sensações estavam sendo provadas. Liberdade, assim começara por si definir. Seguiu-se viagem...

Ao chegar ao final do ponto, percebeu que não era o que procurava. Um bairro pobre, mal cheiroso, e barulhento. Não era isso que procurava. No seu pensamento só vinha o arrependimento e a vontade cada vez maior de estar em casa debaixo de um cobertor, talvez assistindo a um filme interessante que passará na televisão, mas não, estava a caminhar naquelas ruas sozinho. A chuva a molhar o seu corpo, deixando vestígios de uma realidade que agora percebera totalmente não ser a que procurava. Ao passar na praça, senta-se num banco. O olhar fixo nas gotas de chuva que caía como um orvalho sobre o seu corpo, e o pensamento dentro de cada gota que caíra, percebeu que o momento que estava vivendo ali na praça era único, jamais sentira aquela sensação, aquele prazer de ver como as coisas aconteciam, naquele silêncio de palavras, somente o percurso que as gotas faziam diante do seu olhar.

Foi aí que percebera o que estava acontecendo e que realmente teria encontrado o que procurava, que ele não precisava fugir do passado. Da sua própria vida, quere radicalizar o seu comportamento, desistir de sonhos, jogar tudo para o alto, mas que ele poderia curtir o momento, sentir o presente, o agora. E o importante da jornada, o que é mais gostoso é a chegada.

O dia já clareando, resolveu voltar para casa e ao retornar ao ponto de ônibus, percebeu a realidade que estava ao seu redor: crianças brincando, adultos saindo para trabalhar, ruas sem calçamento, casas feitas de madeira, e percebeu que a realidade é uma só em qualquer lugar que se esteja.