Meu Único Defeito

Dizer que a mulher tem defeitos ou qualidades que o homem não tem me parece algo anacrônico. Na verdade, no fundo mesmo, tanto a mulher como o homem têm um pouco das mesmas coisas. Por isso é que acredito que caminhamos para a androginia, como já disse uma vez. O clitóris é um pênis que não se desenvolveu. Dizer que a mulher não tem fantasias, que ela é só praticidade...? Sem querer apelar, gossip (fofoca) seria o quê? Muitas vezes muito mais fantasia do que algo de real. Na dicotomia yin x yang, (elemento feminino x elemento masculino), tal como a fragilidade (f) se oporia à força (m) e a terra (f) se oporia ao céu (m), podemos admitir que a abstração (f) se oporia à razão (m).

Não me lembro se no meu tempo de festinhas de guri os homens ficavam de um lado e as mulheres de outro. Mas depois verifiquei que não há banheiros públicos que sejam comuns aos dois sexos. Verifiquei que há escolas só para meninas e escolas só para meninos. E mesmo em escolas que são mistas, podia haver turmas para meninos e turmas para meninas. Mas também há turmas para ambos os sexos, roupas para ambos os sexos, profissões para ambos os sexos, etc.

O que muitos entendem tratar-se de uma prerrogativa masculina também se dá no campo feminino. Só que de outra forma. A caracterização daquilo que talvez seja a maior marca da mulher – a vaidade – é um bom exemplo. A maneira de pentear-se, vestir-se, maquiar-se, ser mais magra que a oponente, o que é tudo isso a não ser maneiras de competir? E quando o cara vem com a mulher ao lado e passa uma outra mulher e olha primeiro pra a rival, pra ver se ela é mais nova que eu, ou se ela é mais magra ou bonita ou mais velha que eu? Não há competição nisso?

Também tenho paixão total e irrestrita pelas mulheres. Como talvez tenha a mesma paixão por mim... que aliás tenho um pouco de mulher também. Afinal, não temos o nosso lado feminino?

De fato nunca vi menino brincando de executivo. Mas lembro-me da vez que, com um outro menino, usamos a panela de feijão da mãe dele para prepararmos uma limonada que colocamos à venda, em copos, sobre uma bancada em frente à calçada onde ele morava. Não éramos executivos, éramos comerciantes.

Quando menino sempre consegui enxergar a beleza física feminina. Depois de velho, passei também a enxergar a beleza física masculina. Aliás, como não achar Alain Delon, no tempo em que ele era bem mais novo, no auge de sua carreira, um homem bonito? Era tão bonito que muitos (dentre eles eu) diziam que sua beleza era... feminina. Outro cara bonito (não dizíamos bonito, dizíamos "pintoso", não queríamos parecer viados) era o automobilista François Cevert.

Infelizmente não conheci muitas incautas que pudessem acreditar que estavam apaixonadas por mim. Esse foi o meu único defeito.

Rio, 29/06/2004