O QUE LEVA UMA PESSOA A MATAR?

Estava lendo em um jornal que um vigia matou uma senhora e em seguida, com auxílio de um serrote dividiu o cadáver em partes. A noticia assustou os habitantes e a própria polícia daquela grande cidade, ambos já acostumados com notícias de crimes bárbaros do cotidiano. Muitos jornais foram vendidos e muitos comentários foram feitos em torno do acontecimento, que desta vez, parece, passou dos limites pela frieza do assassino em dilacerar o cadáver, colocar as partes do corpo em sacos plásticos e jogar no lixo.

Igualmente a todos cidadãos, fiquei assustado com o fato e por alguns momentos fiquei pensando: O que leva uma pessoa a praticar um crime destes? Pura maldade? Vingança? Desespero? Loucura? Não sei! Pode ser por nada disso ou por causa de tudo isso.

Muitas outras perguntas se passaram em minha cabeça: Será que este matador foi sempre mau ou ficou naquele momento? Quando criancinha, no colo de sua mãe, ele já era bandido ou ficou depois que cresceu? Se ficou depois, o que lhe transformou? Ou será que Deus lhe fez assim? E se fez, por que fez, sabendo que ele ia ser mau? Perguntas, perguntas, tantas perguntas, nenhuma reposta.

E assim segue a vida. E nós continuamos a discutir as causas do aumento da criminalidade. Uns dizem ser a droga a culpada de tudo, outros a falta de emprego, outros a carência de policiamento e tantas outras causas. Serão mesmas essas causas de tanta maldade humana? Sabemos de criminosos, pessoas do povo e mesmo celebridades, como chefes de estados e políticos, em plena lucidez, bem empregados e cercados de segurança praticarem crimes terríveis contra pessoas individualmente ou mesmo contra a humanidade. Por isso continuo com minhas perguntas sem repostas. Mas um dia, quem sabe, terei a soluçaõ deste quebra-cabeça do comportamento humano, enquanto isso, desejo a todos um bom dia.

HAMILTON SANTOS
Enviado por HAMILTON SANTOS em 21/07/2008
Reeditado em 27/08/2008
Código do texto: T1090561