Teorema

Em 1968 estreava “Teorema”, de Píer Paolo Pasolini, com críticas da burguesia, obviamente, por sua mensagem libertária/religiosa/profana/comunista e, como a esquerda da época adorava fazer, chamado de reacionário, o que era a maior ofensa possível para um diretor italiano e comunista, como Pasolini. Começa com um telegrama portado por um carteiro com o sugestivo nome de Ângelo, que anuncia a visita de um estudante (brilhantemente interpretado por Terence Stamp) a uma tradicional e rica família italiana. O hóspede passa a maior parte do tempo lendo Rimbaud, mas provoca uma revolução no vazio daquela família burguesa. Atrai pelo sexo, acorda pelo sexo e destrói os volúveis valores de cada um dos membros da família usando o sexo (não seria Pasolini se assim não fosse).

A metáfora do filme, de uma maneira bem mais light e nada densa, pode ser usada para os efeitos do Festival de Dança em Joinville. De uma vez a cidade que se batizou de Cidade das Flores é invadida por milhares de seres coloridos e risonhos, transformando-a num florido jardim em pleno inverno. A sisuda Manchester que glorifica o trabalho e exalta a ocupação e a produção cronometradas, num passe de mágica, pára nas ruas, praças, fábricas, bairros, shoppings etc. para ver dança e até dançar, mesmo que nunca tenha dançado, e se contagia com sons e movimentos como se todo o tempo do mundo existisse apenas para a arte e o encantamento. Os imensos vazios na platéias em tantos espetáculos de nível durante o ano, se enchem, superlotam para assistir a superação em forma de movimento. A alegria em forma de juventude toma conta das calçadas, lojas, lanchonetes, shoppings.

Uma vez por ano, Joinville se transforma, e como é bom. Existe lugar mais sem graça do que um mictório? A gente fica sem saber para onde olhar, com aquela cara de “sei lá” e sem muita opção: olhar para o próprio é narcisismo, para o do vizinho é tara, fechar os olhos é onanismo, fixar os olhos na parede é ridículo. Já vi alguns com espelho (cada idéia...); aí é que fica ridiculamente constrangedor. Pois no Festival, acima de alguns mictórios foram colados adesivos contendo curiosidades sobre a história do evento. Nessa época, até xixi é cultura. É o Efeito Teorema do Festival. Bendito teorema.