Longe tão perto, a China 2,
o 1 foi publicado em 28/01/08.
 
Na semana que passou estive novamente nesse país de grandes contrastes, muito passado e todo o futuro. 

Olímpiadas: Beijing 2008. Eu estava me sentindo craque em pelo menos duas coisas e pensei em propor a minha inscrição ao Comitê Olímpico Internacional nas modalidades: "Olhos de Zumbí" e "Fuso Horário Atrapalhado", mas eles logo me disseram que esses não são esportes, são apenas ossos do ofício. Paciência.

Chegando ao Aeroporto de Hongqiao, em Shangai, noto uma enorme construção em fase de acabamento, um prédio de 4 andares com uns 200 metros de extensão e pergunto ao meu colega Chinês: - “Dave (todo Chinês que se preza agora tem também um nome em Inglês): o que é aquele prédio?” E o grande humorista Chinês me respondeu “Não faço a menor idéia, ontem não havia nada ali..."

Mas há exageros no outro extremo também : esse país de 1,3 Bilhões de habitantes tem ainda 400 milhões de pessoas vivendo em outra era: não conhecem dinheiro, não sabem o que é energia elétrica, muito menos água encanada e esgotos. Papel higiênico, por exemplo, ninguém ainda teve a brilhante idéia de apresentar-lhes. Quando esses dois "Brasis"e mais alguma coisa começarem a consumir muitas empresas, Brasileiras também, terão um mercado interessante. Toda essa conversa sobre escassez de alimentos no mundo tem a ver com essa gente.

A China é o país dos contrastes por isso. Ao mesmo tempo, tem um programa de formação profissional de altíssimo nível que a partir de 2012, começará a despejar no mercado de trabalho 600.000 engenheiros por ano e a condição básica de formação é que sejam fluentes em Inglês. Talvez uma boa parte desse exército procure outros países para trabalhar, tornando a concorrência por cargos técnicos muito feroz em muitas partes do mundo.
 
Uma sugestão que já fiz aos meus filhos é que aprendam mandarim,  um dos diferenciais competitivos do futuro próximo ainda abertos aos jovens Brasileiros. 

Ah! Quase ia me esquecendo: a salada aí da foto tem mesmo esse ingrediente "venenoso" que Vocês estão vendo. Por isso também é que temos que estar preparados, pois quando os Chineses resolverem sair pelo mundo, não haverá carne de tartaruga,  de jacaré ou buchada de bode que os assustem
...
Leo Della Volpe
Enviado por Leo Della Volpe em 27/07/2008
Reeditado em 29/06/2010
Código do texto: T1099551
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.