DEPOIS DA PARTIDA DE DERCY GONÇALVES

DEPOIS DA PARTIDA DE DERCY GONÇALVES

Era um dia para ficar na história.

Mário Osny Rosa

A partida de DERCY GONÇALVES rumo a casa do pai depois de ter festejado o seu cento e um anos de vida e ter cantado sua música preferida. Chega à porta do céu e é recebida por São Pedro, ao se apresentar e dizer quem era São Pedro pergunta:

- Qual era sua atividade lá na terra.

Ela responde com tom bem sarcasticamente:

- Ué São Pedro, admiro que não saiba o que fui por lá, na terra a maior comediante de todos os tempos, fui artista de comédias e muitas outras coisas eu realizei no mundo artístico e cheguei para apresentar meu primeiro espetáculo aqui no céu.

- Acredito tudo desse seu relatório, mas necessito ver os registros em seu livro de realizações lá na terra, peço que fique na sala de espera até faço as verificações.

A Dercy ficou na sala de espera que São Pedro voltasse com o relatório de suas atividades realizadas antes de chegar ao paraíso. Quando São Pedro voltou com sua ficha de realizações na terra chamou a Dercy e perguntou:

- Minha senhora quantos anos viveu lá na terra?

- Segundo a minha conta vivi cento e quatros anos lá naquela terra cheia de picuinhas e guerras onde irmãos matam irmãos e a ganância impera em todos os lugares.

- O que fez de bem nesse período que lá viveu?

- Ah! Trabalhei em programas de rádio e televisão e ainda critiquei Presidente em toda a minha vida, mas ajudei a muita gente, joguei muito bingo, que era meu divertimento predileto. Trabalhei em teatro de revista devo ter muitos amigos e colegas morando aqui na pátria celestial, meus colegas: Costinha, Carequinha, Ronaldo Golias com quem realizei muitos programas de televisão.

- Tudo bem, mas vai ter que ficar em quarentena no purgatório, para aprender algumas regras sobre a convivência no paraíso, sem que o Chefe Supremo tenha que tomar alguma posição drástica quanto aos novos moradores em sua ética por aqui. Lá terá umas aulas de boas maneiras se usarem um palavreado violento com era seu costume lá na terra, principalmente nos programas de rádio e Televisão. Seus amigos que cumpriram suas quarentenas sem violar as regras celestes estão gozando as delícias do paraíso.

Ela escutou tudo bem comportada sem retrucar as orientações de São Pedro, que finalmente chamou o Anjo da sua ordenança e disse:

- Conduza essa Senhora até a porta do purgatório e introduza a mesma no local de sua quarentena, apenas uma observação; nem fique escutando nada do que acontece por lá após a sua chegada.

- Sim respondeu o Anjo vamos minha Senhora, o tempo aqui é urgente.

Lá foram os dois até a porta do purgatório, que estava na sua responsabilidade abriu a mesma com a chave que tinha na mão e disse:

- Minha Senhora pode entrar só fiquem bem atentas as ordens de São Pedro.

Dercy entrou com toda a calma e foi recebida pelos que estavam em quarentena no purgatório que logo queriam saber o que tinha acontecido para ela que ela ficasse em quarentena por lá, logo ela falou:

- São Pedro foi quem determinou a minha quarentena, pois vocês sabem as estripulias que eu fazia lá na terra e quem sabe na Pátria Celestial não posso fazer tudo àquilo que bem entendia lá na terra.

São Pedro resolveu dar uma expiada no seu telão celeste, pois as coisas por lá também evoluíram e não necessitava da dita janelinha para observar os que estavam cumprindo sua pena no purgatório, e depara com uma cena imaginável:

- O que está acontecendo lá?

E procura dar um melhor foco na imagem e lá estava a sua mais nova enviada a discutir e imagina quem será aquele sujeito e logo percebe que é Roberto Marinho Patrão da Dercy.

- Aguça o seu ouvido e começa a escutar:

- O que você está fazendo aqui Roberto pensou que estivesse lá no inferno fervendo num tacho e o diabo espetando depois de tudo que fez lá na terra.

- Nada disso minha bondosa atriz tem direito de ir um dia morar na Pátria Celeste por tudo de bom que pratiquei na vida, minha TV procurou educar o povo do Brasil com programas especiais, que bem você conheceu.

- O que mais você fez?

- Levei a TV a todos os rincões do Brasil e você sempre aparecia nos programas da minha Televisão e fazia muito sucesso.

- Isso eu sei, mas nunca me pagou pelo que eu fazia seu ranzinza amarguei sempre na solidão, como tantos outros companheiros meus, que lá ficaram.

São Pedro não gostou do que estava vendo e escutando, e logo aparece o Brizola que entrou na discussão apoiando a Dercy sobre o assunto e falou:

- Realmente ele só fez muita gente sofrer. Mandou e desmandou com os meios de comunicações, sempre beneficiado pelo governo.

São Pedro imediatamente chamou Seu grande amigo o Padre Landell de Moura:

- Necessito de sua ajuda lá no purgatório houve um entrevero quero que vá lá serenar os ânimos daquelas pessoas.

Logo Landell de Moura pediu a São Pedro um tempo para se preparar, mas esse assunto fica para a próxima crônica.

São José/SC, 26 de julho de 2008.

www.mario.poetasadvogados.com.br

www.poetasadvogados.com.br

Asor
Enviado por Asor em 27/07/2008
Código do texto: T1100337