A VIDA POR UM FIO

Sandra Mamede

 

 

                Cada dia que passa acompanhamos pelos telejornais mais pessoas mortas por  balas perdidas,  crianças matando seus amiguinhos porque ter  acesso fácil a arma do pai . Sem falar dos assaltos, dos confrontos entre policiais e bandidos, e até na abordagem feita  por policiais despreparados,  levando inocentes à morte.

                O caos já se instalou entre nós, não temos mais segurança em nenhum lugar, estamos amedrontados ao ir a um aniversário de um amigo, a uma reunião de colegas,  a escola , pois nunca sabemos se estaremos no lugar e no momento errado como eles costumam dizer...Lugar e momento errado?! Como poderemos adivinhar  qual o momento certo de irmos comprar alguma coisa na farmácia, no mercado, no açougue?! Isso é pura loucura...

O que temos na verdade são policiais despreparados, políticos irresponsáveis que só pensam no seu  bem estar, roubando o dinheiro público sem melhorar as leis, sem preparar melhor a polícia, sem proteger o cidadão que de qualquer forma pagando os seus impostos,( que não são poucos), pagam também os seus bons salários, tentando ter uma estabilidade econômica quando se aposentarem, darem uma vida melhor a sua família e saberem  que seus filhos estão seguros quando precisam sair.

                As armas andam soltas por aí. Seria responsabilidade somente dos  traficantes  essa grande quantidade de armas andando nas mãos dos adolescentes, para assaltarem, matarem, seqüestrarem, levarem para o  próprio colégio, e tirar a vida de colegas por um motivo fútil qualquer?!

                Ontem meu genro veio do enterro, de um grande amigo, 22 anos, começando a vida, formando-se pelo SENAC  para garantir uma estabilidade econômica, com uma formação profissional reconhecida em todos os lugares, com namorada, curtindo a sua moto para ir passear, ir à praia, reunir-se com os amigos, entretanto teve sua vida exterminada em questão de minutos. Não por bandidos assaltando, não por policiais abordando sem cuidado, mas sim, por que estava numa roda de amigos conversando alegremente, distraidamente, quando um tira uma arma e brincando, começa a manuseá-la. Essa arma passa pelas mãos de todos ali reunidos, curtindo o domingo, conversando, rindo alegres e descontraídos, quando um desastradamente, ao pegar a arma, aciona-a, deflagrando um tiro no peito de um dos que conversavam. Que cena chocante!! Ao invés de uma cerveja, um refrigerante passando de mãos em mãos, era uma arma-de- fogo, nas mãos de rapazes que nem atentaram para o risco que estavam correndo!!!

Quando  viu-se baleado...peito sangrando...ele desesperado olhando para os amigos pediu que o socorresse, que não o deixassem morrer!!! O que se passou pela mente daquele rapaz  tão jovem?! Morrer sem ter vivido ainda o suficiente, e o seu grito de desespero , de socorro, é de que o salvem, de que o levem imediatamente a um hospital, que não o deixem agonizando ali até a morte...que cena triste!

                Um dos amigos, num ato de desespero pega a sua moto, coloca-o atrás, segura-o, e desesperado sai pilotando com um braço, enquanto o outro  braço voltado para trás,  segurava-o para que não caísse da moto. Mas de nada valeu o seu desespero, de nada valeu o seu esforço, pois sem saber se pilotava ou segurava o amigo que agonizava às suas costas...perdeu a direção e chocou-se  no fundo de um carro. Caíram os dois, ele  com muitos ferimentos e o  amigo que tentava salvar, agonizando, ambos no asfalto jogados, feridos. Quando,   outro carro veio socorrê-los, foram levados para um posto médico de bairro que na maioria das vezes ou não tem, ou tem somente um médico de plantão, que também nunca estão preparados para uma ocorrência dessa. Desesperado, ele viu o seu amigo chegar sem vida ao posto médico e ele muito ferido. .. esse  é o nosso país...esse é o país no qual  estamos vivendo!!! Onde a grande maioria dos políticos que deveriam representar-nos,estão pensando somente neles, no aumento dos seus salários, no seu luxo. O povo só é ouvido, só recebem um aperto de mão, quando estão atrás de seus votos, depois  são esquecidos, são  discriminados e abandonados...

Mais uma vida entre centenas que se vai a cada dia que passa. Mais um jovem com todo um futuro pela frente perde a sua vida estupidamente numa roda de amigos por causa de uma arma que nem se sabe de onde veio. Mais um jovem onde todos acreditam  que está o futuro do nosso país .parte estupidamente.

Futuro?! Que futuro poderá ter num país que não cuida dos seus jovens, dos seus idosos. Num país onde é mais fácil prender um homem por ter roubado um queijo no mercado para dar de comida aos filhos, que prendem uma mulher por ter furtado uma caixinha de manteiga para tentar matar a fome dos filhos, que prendem um idoso porque entrou numa área proibida para arrancar um pedaço da casca de uma das árvores do  Planalto de Brasília, para fazer chá para sua esposa que passava mal em cima da cama no seu barraco, enquanto os verdadeiros ladrões ,estão  nas suas mansões, nos seus carrões, no planalto disfarçados de cidadãos do bem, deixando o povo morrer à míngua?!