A vida presente

 

      Uma frase de Montaigne chamou minha atenção: Nunca estamos em nós: estamos sempre além. E eu completo: ou aquém. Com isso acho que ele queria dizer que nunca vivemos completamente o presente, pois estamos sempre preocupados com o futuro. E eu completo: ou lembrando o passado. A vida, porém deve ser vivida no presente, pois é no presente que se constrói o futuro que um dia será presente e no outro será passado

     Pensar sobre essa questão do tempo é bastante complicado. Tem gente que acha que o tempo passa, tem gente que acha que ele é estático. Quando começo a pensar fico sempre com a sensação de que meus neurônios estão sendo destruídos. Dá curto circuito. Pois afinal o tempo presente existe? Mal acabo de pensar no que penso ser o presente e já é passado. E quanto ao futuro? O futuro certamente é uma utopia, pois nunca chega. É impossível viver no futuro. É impossível viver do passado e o presente é tão fugaz! Afinal o tempo existe? E se existe como conceituá-lo?

 

      As pessoas têm explicação para tudo: os filósofos, os cientistas e os crentes cada qual a sua maneira conseguem ter certeza de como as coisas são. Eu, porém me sinto um ser perdido porque não tenho fé suficiente para acreditar piamente no que me dizem ser verdadeiro nem inteligência suficiente para compreender o que não consigo explicar. Eu bem que tentei: busquei a fé e a razão. Estudei uns e outros. Quero dizer: já tive religião, estudei filosofia. Mas foi só, porque da Ciência realmente empírica passo longe. Meu único consolo é que sei que não estou sozinha no mundo: perdidos assim como eu existem milhões (embora nem todos confessem).

 

       Acabei chegando a uma conclusão prática: vivo o presente, sem muitos planos. O passado serve para mim como uma explicação para o presente: o que sou foi forjado no que fui. Além do mais é matéria literária. Eu o resgato dessa forma, através da palavra. Meus textos, sejam em prosa ou verso, sejam bons ou ruins, estão impregnados do que vivi. Não pelos fatos, que torço e retorço. Mas pelo sentimento. Quanto ao futuro, quando será esse futuro senão em um presente que preparo agora?

 

       Pensar muitas vezes faz trancinhas em minha mente. As trancinhas repuxam tudo e tudo dói. Mas pensar é a única coisa que faz de nós diferentes de tudo o que existe na Terra. Eu disse: na Terra. Não sei o que existe fora de nosso Planeta. Mas sei que nem plantas, nem minerais nem animais pensam. Não sei, porém até quando isso vai durar. A vida, com todas as suas implicações, é um mistério. Provavelmente quando for resolvido esse mistério alguém dirá: mas por que não pensei nisso? É tudo tão óbvio! Mas quando esse tempo for presente eu já serei passado há muito tempo. Por isso é melhor não levar a vida muito a sério. Pensar é bom, mas sonhar é melhor.

 

Lavras, 30 de julho de 2008