VOLTAIRE (O INICIADO)

Voltaire, pseudónimo de François-Marie Arouet (Paris), 21 de Novembro de 1694 - 30 de Maio de 1778), foi um poeta, ensaísta, dramaturgo,filósofo e historiador iluminista francês. Ele defendia a liberdade de ser e pensar diferente”

Antes três meses de morrer Voltaire é iniciado maçom (07/02/1778) numa brilhante cerimónia da Maçonaria Mundial! Já octogenário entra no Templo pela mão de Benjamin Franklin então embaixador dos EUA em França. A sessão na “Loja Les Neuf Soeurs “ (As Nove Irmãs) em Paris foi dirigida pelo Mestre Lalande e na presença de mais de 250 veneráveis irmãos. Os ideais de Voltaire são já uma teoria coerente com as perspectivas iluministas. Tendo estudado num colégio dos Jesuítas a fim de ser advogado. Teve uma vida muito turbulenta até ao fim dos estudos. E se até ali foi assim, no futuro continuou!

Deixa escrito numa famosa revista francesa “que devido a uma expectoração sanguínea não pode ir ao culto dominical: mas o padre de São Suplício mandou-lhe um sacerdote para o confortar; ele perante duas testemunhas íntimas confessou-se e pediu perdão das faltas à Misericórdia Divina; disse que, assim, tinha nascido e morreria no seio da Santa Igreja Católica; tendo de seguida assinado um documento (02/03/1778)”

Morreu pouco tempo de pois; os seus restos repousam no Panteão de Paris – antiga Igreja de Santa Genoveva.

Respeito o meu Deus, mas amo o universo. Voltaire

Zé Ernesto Gaia
Enviado por Zé Ernesto Gaia em 31/07/2008
Reeditado em 03/07/2010
Código do texto: T1105624
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.