Ninguém tem nada com isso

É só uma cheiradinha, ou duas... três, quem sabe. E ninguém tem nada a ver com isso: a saúde é minha, o dinheiro é meu e faço com os dois o que bem entendo. Baseado, ora baseado não faz mal algum; isso é coisa dos fabricantes de cigarros. Falando em cigarro: idiotice essa de proibir o fumo na maioria dos ambientes. Que falta de respeito, que nada; é só liberdade.

Quem sabe vou à balada sem bala; era só o que faltava. Balada vem de bala, ou vice-versa, se é que você me entende. Sem bala não dá. Ou vocês querem que eu passe a noite dançando valsa?

Uma caixa é o mínimo, nem tem como com menos. Isso pro esquenta. Depois tem mais, muito mais. Uísque com energético é uma grande invenção. Na última vez fiquei fora de mim. Numa boa, voando baixo, quase 200 na reta. Emoção cara, emoção. Mais vale uma grande emoção numa vida curta do que a monotonia da caretice. Sou eu, cara, numa boa.

Mataram José, 15 anos, era mula. No meio da selva outro José de espanhola língua, confere as armas. Trocadas por coca, vão matar compatriotas. Maria, universitária, pais que se sacrificam por ela, morre. Overdose. Nunca mais a vida será a mesma para os sonhos que morreram com ela. Quanto dos pais morreu com ela?

Câncer: o diagnóstico desaba como uma marquise sobre a cabeça de Pedro, pai de família. Em um ano, destrói-se a paz, a felicidade, a família e Pedro. Marquinhos, que nada tem com isso e nem conhece Pedro, sem saber, ajudou a pagar o tratamento com o dinheirinho economizado para comprar guloseimas. Por causa de Pedro e do dinheiro que custou sua agonia e morte, pacientes esperaram meses por uma consulta que pode ter vindo muito tarde. Mas o pulmão e a decisão eram de Pedro; ninguém tinha nada a ver com isso.

Alguma coisa com os neurônios. Queimaram, talvez. “Coitada”, dizem uns, “Balas demais”, dizem outros. Difícil algum pensamento coerente. Sem volta.

Mais álcool no sangue do que gasolina no tanque. Cadeira de rodas para o resto da vida. Melhor do que os dois passageiros e a mãe atropelada na calçada antes que o carro se espatifasse contra um poste.

Ninguém tem nada com isso!