Houve um Tempo...

Houve um tempo em que acreditar nas promessas de alguém não era sinônimo de ser otário.

Houve um tempo em que o empenho da palavra valia muito mais que a penhora de um bem ou uma jóia rara.

Houve um tempo em que honestidade não era considerada virtude e sim requisito básico a qualquer cidadão.

Houve um tempo em que se olhava nos olhos das pessoas e se dizia: “bom dia”, “boa tarde” e “boa noite”.

Houve um tempo em que uma vida do ser humano valia mais que um relógio, um anel ou mesmo um par de tênis.

Tempo em que um filho não interrompia seus pais durante um diálogo com outra pessoa.

Tempo em que terrenos baldios e valetas eram destinos de lixo e descartáveis e não a recém nascidos.

Tempo em que um padre inspirava sentimentos de temência a Deus e não revolta diante de abusos de pedofilia contra indefesos.

Tempo em que ser prostituta era motivo de vergonha e não de profissionalismo.

Enfim, houve um tempo em que apenas objetos descartáveis eram atirados pelas janelas. Tempo em que se atiravam balas PARA as crianças (e eu fui uma delas) e não balas NAS crianças.

Não havia necessidade de impor ao ser humano leis que o proibisse de ingerir bebida alcoólica com objetivo de não atentar contra a vida de seu semelhante. Não que, nas atuais circunstâncias, não seja necessário, desde que esta lei não seja aprovada por ladrões, corruptos e bêbados, imunes às próprias leis que criam.

Simplesmente penso que não se deve impor a um adulto o que deveria ser aprendido na escola e no âmbito familiar.

Seria muita pretensão achar que os bons costumes deveriam voltar. A história não se repete, é como uma mola espiral sempre impulsionada para cima e para frente. No entanto acho que nada justifica a não observância de valores como Justiça, respeito, afeto, gentileza e cordialidade nos dias em que vivemos.

Que pena!! Estamos perdendo nossas referências... Para onde caminha nossas futuras gerações?