O que é auto-escola

Dentro de poucos meses completarei um ano dirigindo. A vida sobre quatro rodas trouxe novas experiências, alegrias e tristezas.

Acho que tudo começa quando se decide aprender a dirigir. Pode até não parecer, mas este é um grande passo na vida de uma pessoa. Ela está prestes a sair do mundo dos pedestres em busca de uma nova realidade.

Interessante ver como as pessoas abominam o CFC. Não, não estou falando do gás que abre buracos na nossa camada de ozônio...(esse sim é abominável!). Refiro-me ao Curso de Formação de Condutores, que é considerado pedante e desnecessário por alguns futuros motoristas.

Tenho sincero medo desses motoristas...No CFC aprendemos a teoria a ser colocada em prática nas ruas. É claro que parte do conteúdo ministrado é óbvio, e que as aulas de direção defensiva poderiam ser menos chocantes. Contudo não devemos tomar essa parte pelo todo.

Curso concluído, prova teórica realizada. Está na hora de começar a dirigir, de finalmente conhecer o carro não mais como passageiro. Hora de saber onde liga a seta, como engatar as marchas corretamente, estacionar a um palmo de distância da guia e não deixar o carro morrer (muito).

Sem esquecer da baliza, lógico. Esse medo que circunda a última parte da prova prática de direção é algo universal. São aulas e aulas memorizando pontos específicos do espelho, girando o volante incessantemente (quem precisa de academia?) e aguardando na fila de carros aprendizes a sua vez.

Enfim, é chegado o dia da prova prática. Como não fui aprovada de primeira (nem de segunda) tenho algumas histórias para contar. Tudo começa no ir para a avaliação. Quando pessoas diferentes encontram-se em situações semelhantes, se estabelece um vínculo. De uma coisa não posso reclamar: sempre tive com quem conversar enquanto esperava para fazer a prova.

Pode demorar, mas sua vez chega. Hora de entrar no carro e conversar brevemente com seu instrutor, cuja obrigação é tentar deixar você mais calma. Porém o meu instrutor sempre parecia mais nervoso do que eu, e nervosismo pega pelo ar. Quando fui aprovada não estava com o meu instrutor. Entretanto não vou aqui culpá-lo por minhas falhas, isso seria simples demais.

Sai o instrutor, entra o fiscal. É dada a largada! Mas vá devagar, é proibido engatar a terceira marcha durante a avaliação. Testa-se tudo: ladeira, rotatória (que muitos motoristas veteranos desrespeitam), estacionamento e, por fim, baliza. Agora é esperar pelo resultado, se bem que podemos conclui-lo pela cara do fiscal ao sair do carro. Na terceira tentativa ganhei o esboço de um sorriso. E minha permissão para dirigir.

Carol Porne
Enviado por Carol Porne em 04/08/2008
Código do texto: T1111911
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