Canções de Ninar

Lembro de uma mensagem que recebi, meses atrás, sobre a crueldade que expressamos nas canções infantis brasileiras. Como moro nos Estados Unidos há 4 anos e tenho 4 filhos, fica ainda mais fácil perceber a diferença que existe entre as letras que cantamos para nossas crianças no Brasil e as que cantamos aqui nos Estados Unidos. No Brasil, nós atiramos o pau no gato e nos admiramos do berro que o gato deu; nós avisamos que o boi da cara preta e a cuca vão vir pegar; o amor que tinhas, por ser pouco, se acaba; a canoa vira e a criança é culpada porque não soube remar, etc. Foi dito, que a mensagem que passamos para as nossas crianças pode ter criado uma nação de pessoas inseguras, além de ter transmitido a idéia de que, se ela nao dorme rápido, se não é boazinha ou se nao é habilidosa o bastante, alguma coisa vai vir amedrontá-la ou puni-la.

Eu tenho que concordar que nossas canções trazem uma mensagem bem negativa. Elas são antigas e, nos tempos antigos, os adultos costumavam assustar as criancas para elas se comportarem. Sabe aquela coisa do "cuidado com o bicho-papão" , "sai da rua por causa do homem do saco!"?

A psicologia moderna nos ensina que isso é errado e que assustar e ameaçar as crianças para alcançar um objetivo, é prejudicial. Porém, eu me pego pensando se é mesmo benéfico nao incutir medo algum nas crianças...

Por exemplo, meu filho (3 anos) assistiu a um programa de TV em que algumas crianças ajudavam o "good knight" a recuperar uma chave que estava em poder do "bad knight". A estória não era nada aterrorizante, super inocente, mas acho que só porque o cavaleiro tinha o nome de "bad" fez com que meu filho lhe atribuisse maldade e, consequentemente, o temesse. Agora, vou confessar uma coisa, há momentos em que eu aproveito da situação. Ás vezes, estamos em alguma loja ou no supermercado e, pra que ele não corra pra longe de mim, eu digo a ele "fica perto da mamãe por causa do bad knight". Eu me questiono se estou fazendo a coisa certa ou errada, mas penso que, afinal de contas, ele tem que temer alguma coisa na vida, porque a vida oferece perigo. O bad knight é a representação do sequestrador, molestador de crianças, etc. Então, seria complicado dizer a ele "fica perto da mamãe pra você nao ser sequestrado". Eu uso a linguagem dele mesmo, substituo a figura que oferece perigo por aquilo que ele mesmo, na sua cabecinha, reconhece ser perigoso: o bad knight.

Volto, então, à questão das canções infantis. Será que crescemos mesmo inseguros por ouvi-las, quando nem sequer prestamos atenção nas letras? Lembro que, quando criança, eu não entendia muito o que “atirar o pau no gato” significava, achava que “doberro” era uma palavra só (doberro, doberro que o gato deu) e simplesmente não via a hora de chegar o MIAU...

Entao, como sempre digo, melhor mesmo é tirarmos nossas próprias conclusões e fazermos a nossa escolha. Se, para você, o boi da cara preta é inofensivo e seu filho dorme com ele, isso é que importa!