Ritual do chá

O chá, a bebida mais consumida no Japão - principalmente o chá verde, folhas da Camellia sinensis - foi introduzido no século 9 e desde então seu ritual de preparo, uma verdadeira cerimônia, requer anos de estudo. Movimentos graciosos, quimonos, conhecimento de artes, caligrafia, ikebana, cerâmica, incensos e, obviamente, dos tipos, cultivos e modos de preparo do chá. Além de uma gama variada de ferramentas para sua preparação: colheres, potes, tecidos, recipientes diversos. Os movimentos devem ser os mais graciosos, perfeitos e educados possíveis, visto que o ritual do chá tem influências do taoísmo e do zen-budismo. Não é sem motivo: o objetivo é purificar a alma humana, confundindo-a com a natureza, e vivificar a idéia de que a verdadeira beleza está na simplicidade e na modéstia.

Para preparar um típico chá inglês, costume introduzido pela Duquesa de Bedford por volta de 1830 – alguém que simplesmente sentia fome entre o almoço e o jantar, e precisava mostrar suas porcelanas e pratarias - é necessário ferver água fresca, sempre lembrando de aquecer o bule também. Meça a quantidade de pó cuidadosamente utilizando-se de uma colher de chá ou um medidor especial, encontrado em casas especializadas (em Londres). Despeje a água sobre o chá assim que ferver. Deixe repousar por 4 a 5 minutos. Coloque o leite (leite?) na sua xícara britanicamente antes do chá, que pode ser o Earl Gray ou o English Beakfast, os mais consumidos entre uma gama variadíssima deles.

E se preferir tomar um verdadeiro chimarrão, um legado da cultura guarani bem característico do sul do Brasil, utilize-se da Ilex paraguaiensis moída grossa, de uma cuia e de uma bomba. Coloque dois terços de erva mate na cuia, ajeite-a na mão em posição inclinada, protegendo com a mão aberta ou com algum objeto plano para que a erva não caia; continue apoiando o topete e despeje água morna ou fria até a metade, para inchar a erva. Tape o bico da bomba – que deve ser, preferencialmente, de prata – e introduza-a no fundo da cuia. Alguns minutos depois, sirva a água quente numa garrafa térmica sem que a tenha deixado ferver, pois isso deixaria seu chimarrão amargo.

Porém, se estiver só, com frio e muito sono, mas o corpo precisar de uma alma sobressalente e a alma de um calor extra, ainda que artificial, pegue o copo de requeijão do dia-a-dia, bote água, mergulhe um saquinho de chá-de-estrada e enfie tudo no microondas. Um minuto, um minuto e meio. Para casos graves, adoce (muito) - mas não conte para ninguém. Beba em goles grandes, meta-se sob as cobertas e imagine-se viajando ao Japão, à Inglaterra, ao Rio Grande do Sul.

Se adoçou, não se esqueça de escovar os dentes antes de dormir.