Tutuca

Tutuca estava saindo do trabalho quando avistou seus dois companheiros de noitada (noitada até as 19:00hs porque os três são casados, he he he), Paulo e Vina num boteco feio na esquina da Miguel Couto no centro do RJ. Os dois bebiam animados uma cerveja e comiam uma repugnante sardinha frita...

- Faaaaala Tutuca, chega aê, junte-se aos bons pois já és um deles!

- Bando de pobre, diz Tutuca, comendo sardinha frita no centro da cidade.

-Pega leve aí Tuca, senta com os pobres e toma uma gelada vai. Quer que eu peça uma porção de tremosso?

- Tremosso?? Isso é comida de português!!

-I daií quã é cumidã dã portugais?? Lá na nossa térrra é muito aprciado ó pá!! Retrucou Manuel, o dono do bar

-Não quis ofender seu Manél! Aliás, quanto foi o jogo do Vasco??

-Dú basco eu não sai, mas o teu mengão está muito mala dãs pérrrnas

-Ok, já entendi, corta o papo!!

Sentando-se então Tutuca tratou de beber um revigorante gole de cerveja naquele copinho safado de boteco, pois boteco que se preze, não tem tulipa, é administrado por um portuga de nome característico como Manuel ou Joaquim e possui um grande balcão de vidro, recheado de ovos azuis e amarelos e um bom e jurássico pernil de porco medianamente fatiado. Os ovos estão lá desde a inauguração, bem como o chinelo de dedo do Manuel. Já o pernil nos leva aa crer que o porco é um animal pré-histórico.

-E aí Tuca, como vai teu filho? Dando trabalho? Ta crescidão já!!

-Verdade, ta com 2 anos, um molecão saudável, bonitão, saiu ao pai

-Pega leve Tuca, tu é feio pacas!!!

-Tua irmã não acha!! Jacu

-Olha o nível, reclama Vina, estamos num boteco de família, certo seu Manel?

-Ora pois ó pá

-Estou é meio chateado com minha mulher que fica colocando um CD de musicas infantis p/ o moleque.

-Ué e daí? Pegunta Paulo. Quer que o moleque ouça o que? Funk?

-Nem tanto, mas eu não concordo com a maioria das músicas infantis, são todas disvirtuadoras do caráter, as letras são péssimas.

Vina e Paulo entreolham-se com expressões curiosas, um misto de espanto e incredulidade. -Como assim Tuca?, Pergunta Paulo.

-Veja bem (neste momento Tuca ajeita-se na cadeira de ferro, jogando as pernas p/ esquerda, o quadril p/ direita e o queixo na frente, um misto de O Pensador com Luciana Gimenez), analisemos Atirei o Pau no gato, por exemplo. Você gosta de gato Vina?

-Gosto

-E Você Paulo?

-Gosto

-Saco, vocês não servem de parâmetro. Mas vamos em frente, a maioria das pessoas odeia gato, e porque? Qual o racional por trás disso?

-Gato dá asma?

-Falando sério Paulo!! As pessoas odeiam gato porque desde cedo aprendem que devem atirar o pau no gato!! E ainda ficam frustradas que o gato não morreu com a paulada. É cruel! Porque não... atirei o pau no porco?

-Bom, tem uma perna de porco ali no balcão, será que ele morreu de paulada?

Risadas gerais....

-Ah Tuca fala sério, você ta encanado por causa de uma musica infantil? Desencana...

-Tem mais, aquela musiquinha, Escravos de Jó. Preste atenção, a musica exalta a escravidão chamando pobres coitados que trabalham à força, sem perspectiva nenhuma, uma verdadeira tragédia humana, de guerreiros!! Parece que estamos em Roma!! Escravo é escravo, guerreiro é guerreiro e ponto final. Mas continuando o raciocínio, tira bota, deixa um só guerreiro ficar. Que isso? Estão matando os escravos? É como no Highlander? Só pode restar um? E esse negócio de tira, bota, que pederastia!!

-Caramba Tuca tu é doente, essa sua mania de achar que é intelectual é triste. Tá se achando o próprio Arnaldo Jabour.

-Peraí Vina, tem mais, até os versinhos são subversivos!! Veja bem, Batatinha quando nasce se esparrama pelo chão, guardo papai no bolso e mamãe no coração. Que coisa, quer dizer que o pai só serve p/ pagar as contas da casa!! A mamãe é a provedora de carinho e pai que rala p/ cacete só figura como fornecedor de bens de consumo! Que capitalismo selvagem. Por isso que as crianças hoje estão tão consumistas!!

-Putz, tira a cerveja dele Paulo, o cara pirou!! Só você Tuca, relaxa cara, encara a vida de um modo mais zen. Olha só aquela mulher de saia azul que deusa!

-Gente, o papo tá bom, mas eu ainda tenho que passar numa loja de CD para levar um disco que meu filho fica louco quando ouve a música.

-Mesmo, de quem é o CD?

-Olha Vina, não sei não, só sei que o refrão é assim: Pocotó, Pocotó, Pocotó, minha egüinha Pocotó....

Arnaldo Ataulfo
Enviado por Arnaldo Ataulfo em 14/02/2006
Código do texto: T111796