UM RICO MENDIGO

São 17:25 horas de uma quinta-feira fria do mês de agosto e, após peregrinar durante o dia inteiro procurando o quê comer pelas latas de lixo e lixões da vida, o mendigo Ambrósio consegue algumas verduras e legumes para a sua sopa diária e rotineira. No fogão feito de pedras e improvisado, ele coloca em uma limpa e velha lata, as verduras e legumes picados, juntamente com um pouco de sal e um restinho de macarrão que havia guardado. A água utilizada no preparo da sopa foi apanhada por Ambrósio em uma biquinha próxima ao viaduto, sua morada improvisada, pois é ali, naquela biquinha, que ele apanha toda a água que necessita. O mendigo não pode dar-se ao luxo de sonhar em ter uma sopa com carne e bem temperada, com óleo, alho, cebola e outros temperos presentes naturalmente, na vida dos mais favorecidos pela vida. O que importava porém para Ambrósio naquele momento, seria driblar a fome, como ele fazia todos os dias, duas vezes por dia.

Após alguns minutos, a sopa do Ambrósio está pronta e, no exato momento em que ele se prepara para fazer uso do seu escasso alimento, vê aproximar-se dele um outro mendigo que por ali passava, o Anacleto, a solicitar-lhe algo para comer, pois não comera nada o dia inteiro. Ambrósio divide com o estranho o seu escasso alimento, que após provar da sopa, segue o seu caminho indefinido.

São 18:10 horas, Ambrósio pega a sua gaitinha e começa a tocar uma música que é levada pelo vento e outra e mais outra, horas a fio, até que o sono vem e ele adormece debaixo daquele viaduto que se fez sua morada. No dia seguinte a rotina do Ambrósio será a mesma: SE VIRAR PARA NÃO MORRER DE FOME.

Ambrósio não sabe, mas se fez rico aos olhos de Deus ao dividir o seu escasso alimento, enquanto muitos que possuem em abundância são mendigos espirituais por nada querer compartilhar com os menos favorecidos.

Alguns meses depois, Ambrósio deixou de ser mendigo, arrumou um emprego e constituiu família.

Hoje o Ambrósio é feliz, e abastado, pois o mendigo que se fez rico ao dividir o pouco que possuía, foi abençoado pelo Deus Criador, que não dorme e está de olho em toda boa ou má ação praticada pelo ser humano, para dar a cada um segundo as suas obras.

Antonio Alves
Enviado por Antonio Alves em 08/08/2008
Reeditado em 28/07/2017
Código do texto: T1118560
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.