O pensamento ( parte I)

Eta coisa danada e o pensamento. Quando a gente para pra pensar que esta pensando tudo se enrodilha como o bicho caramujo! Pensar que esta pensando, sobre o que esta se pensando e como esta se pensando se chama consciencia! Pensar sobre o pensamento que a gente nem sabe bem de onde vem. Eu penso que o pensamento nasce dentro do corpo inteiro da gente, desde o cortex ate a unha do dedo mindinho do pe esquerdo ou direito. O pensamento e coisa que nao para nunca. Quando a gente menos espera esta pensando. Pensamento nasce pequenininho na cabeca da gente e depois vai crescendo, crescendo, de repente se amofina, de repente vira gigante. Dai a gente pensa no dia de ontem, pensa no de antontem tambem, coisas de dez ou quinze anos atras, pensa na mulher que passa, no menino que se arrisca, no guarda que apita. Quando menos se ve ja se esta pensando, e pensa nisso, pensa naquilo, e pensa ate o pensamento nao caber mais dentro da cabeca da gente. E o pensamento vai embora, porem nao tarda voltar. Pensamento nao faz morada em lugar nenhum, muda de lugar a todo instante. Escapa pelas beiradas da razao e voa voa mundo afora como fosse passarinho e depois volta pra dentro da gente, completamente diferente de quando partiu. O danado do pensamento da gente quando pensa igual a todo mundo se diz que tem razao. Mas quanto mais a gente le, mais a gente pensa. A leitura alarga o pensamento. A leitura faz o pensamento deixar o leito e invadir toda a planicie. Os horizontes ficam pequenos. Com a leitura o pensamento pensa pros dois lados, pra direita e pra esquerda e se quiser ainda volta pro mesmo lugar, pra questionar o lugar onde tanto tempo ficou. O pensamento pode ficar maior do que o mar. pode ate ficar estranho e pensar diferente de como todo mundo pensa.