O que aprendi com meu amigo


    Meu amigo Clésio costuma enviar-me lindos e-mails e recados internéticos. Eu não os respondo todos mas a todos leio com carinho.É que,  viciada em escrever para o Recanto e ler os textos dos autores que gosto,  fico sempre em falta com ele. De vez em quando porém temos a sorte de estar on-line ao mesmo tempo. Agora mesmo acabo de prometer-lhe que vou plantar uma jabuticabeira e que vamos saborear os frutos juntos: daqui a 15 anos. Espero apenas que Herr Alzheimer (Puxa: esqueci como se escreve!) não me impeça de cumprir o prometido.

 

      Um dos últimos textos que ele me enviou foi sobre  as trinta coisas que eu preciso me lembrar todos os dias de minha vida”. Trinta coisas para se lembrar todos os dias é muita coisa e com tanta coisa que a gente tem para fazer todos os dias acho que vou é acabar me lembrando de pouca coisa. Mesmo assim resolvi passar uma vista dolhos nessas coisas e pensar um pouquinho nela.

 


      Não sei se o texto foi criado pelo próprio Clésio ou se é uma dessas mensagens das quais  a net já engoliu o autor. De qualquer forma como prezo muito os direitos autorais apenas me inspirei nela para escrever minha própria lista de coisas que devo me lembrar todos os dias de minha vida. Na verdade copiei, mas ampliei. 

 

1-Cuidar muito bem de mim: corpo, mente e espírito.

2-Ocupar e proteger o meu espaço em todas as áreas de minha vida:família,sociedade,trabalho,amizade.

3- Descobrir a pessoa que eu sou para poder realmente ser a pessoa que eu sou.

4- Descobrir a pessoa que eu sou para confiar inteiramente em mim.

5- Viver o presente, mas sem esquecer que ele é fruto do passado e preparação para o futuro que um dia será presente.

6- Fazer ginástica? Nunca, porque não gosto. Mas criar coragem para caminhar todos os dias para lembrar que Deus me fez com pernas e não com quatro rodas.
7- Ter coragem de mudar
quando esta mudança for para a minha felicidade e das pessoas que me cercam.
8- Não perder tempo com bobagens
desde que eu tenha sabedoria suficiente para saber o que é realmente uma bobagem.

9- Respeitar meu ritmo
seja ele físico, mental, emocional ou espiritual.

10- Ficar próximo dos amigos,
mas principalmente saber reconhecer os amigos.
11- Celebrar a vida
presente como ela se apresentar: encontrando um limão que eu saiba fazer uma limonada.

12- Aproveitar as oportunidades
mas principalmente ter sabedoria para reconhecer as oportunidades.
13- Sair da rotina
mas voltar a ela para se reequilibrar. A vida de quem não tem nenhuma rotina é um verdadeiro caos.
14- Aprender coisas novas
sempre e dividir o que aprendi com todos aqueles que também querem aprender.
15- Ser útil para alguém
lembrando-me porém que um sorriso e uma palavra amável muitas vezes tem mais utilidade do que qualquer bem material.  
16- Fazer algo pelos meus objetivos
mas principalmente ter objetivos pelos quais valha a pena fazer alguma coisa.

17- Agir em vez de me queixar
porque o queixoso crônico é um chato que afasta as pessoas para longe de si próprio.
18- Perdoar-me pelos meus erros
mas antes disso ter consciência de que só eu sou responsável por eles e portanto só eu posso me perdoar. Nem Deus pode me perdoar se eu mesma não me perdoar.
 
19- Viver sem frescuras
porque a vida pode ser leve se deixamos de lado a preocupação com coisas fúteis.

20- Curtir o que estou fazendo
porque este é o único jeito para se divertir enquanto se trabalha e trabalhar enquanto se diverte.

21- Sonhar
sempre mas com os pés no chão.
22- Sair do lugar comum
quando o lugar comum for um tédio só.

23 – Andar em alto astral  ou seja, viver sabendo que a vida vale a pena ser vivida.
24- Defender meus direitos
desde que eu saiba quais são e defendendo-os eu não prejudique os direitos do outro.

25- Rezar
do jeito que eu sei rezar, sabendo que rezar é um ato de espírito para Espírito e não precisa de intermediários.
26- Realizar minhas fantasias
mas só as que forem realizáveis.

27- Experimentar algo novo
desde que não seja comer peixe.
26 - Simplificar as coisas
que precisam ser simplificadas mas elaborar as coisas que precisam ser elaboradas.

29- Insistir mas saber quando desistir.

30-Levar uma vida saudável e feliz,sempre.

....e, para concluir, uma que acabei de imaginar mas que tambem aprendi com meu amigo Clésio.

 

31– Plantar uma jabuticabeira mesmo sabendo que nunca vou poder colher os seus frutos.