Uma pérola do jornalismo - Não deixe de ler!

Levei um susto, quando vi esta notícia num dos maiores veículos de comunicação do país. “Senado vai realizar debate sobre internalização da Amazônia” Pensei... (Estou ruim das vistas ou estou tendo um pesadelo!). Como alguém pode Internalizar a Amazônia? Porém, vindo de parlamentares, associei o termo ao caixa dois! Internalizar na linguagem do congresso é sinônimo de por pra dentro o dinheiro que nós pobres mortais nunca saberemos de onde vem. Sim! Esta é uma afirmação! Nunca saberemos a origem dos “valeriodutos”, “delubiodutos”, “ptodutos” e outros tantos “dutos” que esses (putos) roubam de nós, que também ficamos putos, às vezes até fazemos lutos e mesmo assim eles estão imputos. Eu já escrevi sobre isso mas sempre é bom lembrar. “Internalizar" é um anglicismo do vocabulário da psicanálise e tem sentido muito preciso: introjetar, adotar inconscientemente idéias alheias como se fossem próprias. Exatamente o que os nobres parlamentares fazem com as noções delubianas sobre o léxico. Não me contive! Desci, fui a té a banca, e comprei um JB para me certificar de que não estava tendo alucinações. Depois de colocar os óculos, ler e reler a notícia, descobri que tratava-se da “internacionalização da Amazônia” e portanto, um assunto mais sério ainda. Leia abaixo a transcrição do texto na íntegra.

Senado vai realizar debate sobre internalização da Amazônia
Agência JB

BRASÍLIA - O requerimento do senador Jefferson Péres (PDT-AM) para a realização de um debate sobre a internacionalização da Amazônia foi aprovado na reunião da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE). O tema proposto pelo senador é ’Risco real ou temor infundado?’. Jefferson disse que é cético em relação a essa ameaça, mas propôs o encontro preocupado com a opinião pública.
"Acho que a ameaça não existe, mas milhões de pessoas acreditam, então vamos discutir, vamos saber em que medida ela existe, mesmo que remotamente", disse Jefferson, sugerindo a presença de representantes do Itamaraty e do Ministério da Defesa, além do professor Armando Mendes, que o senador considera um grande nome do mundo acadêmico em assuntos sobre a Amazônia.
03/MAR/05

Agora veja a data! Não é uma pérola do jornalismo isso?

E pensar que só eu republicava meus textos...


Vincent Benedicto
Enviado por Vincent Benedicto em 17/02/2006
Reeditado em 17/02/2006
Código do texto: T112913