O cérebro adora tudo que é esdrúxulo

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

BELLS CALL OTHERS, BUT THEMSELVES

ENTER NOT INTO THE CHURCH.

Os sinos chamam os outros, mas eles

mesmos não entram na igreja.

- - - - - - - - - - - - - - - - -

Por Airton Soares

Nos meus tempos de brochote era chegado a um caça-palavras, palavras cruzadas ou coisas do `ramo´. Foi nessa época que soube que `UR´ era uma cidade da Palestina e que CH2o era a fórmula da água. Pois bem. O tempo passou... Como é o seu costume.

Pré-vestibulando, tinha muita dificuldade no aprendizado da língua inglesa, sobretudo na escrita. Minha saída; fazer associações. Cito um exemplo; escrever corretamente o vocábulo CHURCH. O que fiz? Resgatei o que já sabia, sapecando meus métodos mnemônicos. O cérebro adora tudo que é esdrúxulo.

Ora, CH2 = CH CH. Em seguida, peguei a cidade `UR´ e a coloquei dentro da quase igreja. Resultado; "Seu estudo foi aceito com sucesso - CHURCH". Daí foi um pulo para escrever o nome do conceituado estadista inglês, bastando pra isso acrescentar "ill". A propósito, "ill’ significa doença. Talvez por isso tenha contraído a doença saudável de escarafunchar palaVRAS.

Acertei o quesito, mas não foi desta vez. Precisava tecer mais associações, inclusive nas demais disciplinas se quisesse passar no vestibular. Da sétima vez deu certo!

Na verdade, tencionava falar sobre o provérbio acima, mas o juízo quedou-se determinado a penetrar na igreja. Só me resta pedir ao amigo recantista que comente a sentença proverbial já que meu espaço findou.

Grande abraço

AS