Limpando a barra do capiroto

O T-Rex boceja e levanta uma sobrancelha irônica e inglesa, afirmando que esse assunto é de lascar. Tá certo, dinossauro enxerido, procurarei ser tão formal quanto possível. Ele ri e diz que eu vou me meter em confusão, por isso levanta-se e esfrega as mãos contente.

Quero falar sobre o diabo. Pelo menos do diabo que eu tenho visto as pessoas afirmarem que existe.

O diabo tentou Cristo no deserto, num atrevimento feroz, típico do mal, o sujeito ofereceu ao Salvador dos Homens todos os tesouros da terra, incluindo no "pacote" todo o poder temporal e mesmo a imortalidade física. Acredito que JC tenha rido da ingenuidade do capiroto. O Reino de Deus era inteiramente de JC, um reino onde a dor não existe por que não existe a limitação física, onde a miséria não existe por que a riqueza é a da alma, onde a humilhação e a malícia não existem por que o orgulho não impera. E JC, dotado da inteligência que lhe é peculiar, jamais iria trocar tudo isso, esse patrimônio incalculável por "poder, riquezas e imortalidade" humanas, tão ilusórias quanto a própria carne, tão perecível quando tudo que é físico.

Frustradíssimo pelo "passa fora" que o Bom Pastor lhe deu, o sujeito tratou de ir em busca de gente mais burra. Encontrou reis, governantes, mesmo gente comum. Foi ai que o capiroto se arrependeu profundamente.

Incapaz de, como o Bom Mestre, conquistar as almas pelo amor e a racionalidade, dando-lhes a oportunidade de ser usuário da herança divina do livre arbítrio e da liberdade, da confiança na justiça do Pai e do Amor que não cessa; o diabo agora é um espírito atormentado, infeliz e ocupadíssimo, sempre com o rabo a pegar fogo, de tanto que é solicitado.

Dona Maria, inconformada com o fato do filho (ou filha) ser gay, trata de culpar o diabo - alguns religiosos afirmam que cada gay possui dentro de si 27 demônios, não 30 nem 25, mas 27 e não me perguntem porquê; e nem ao REX - e lá vai a confusão. Ao invés de acolher o filho ou filha, compreendendo que cada ser em si tem uma natureza, culpa-se o coisaruim.

Seu José, chagado à cana, perde a compostura e bate na Josefa, sua mulher. E lá vai o diabo como culpado pela ignorância e irrisão do José, que devia procurar tratamento psiquiátrico e da servidão de Josefa, que ao primeiro tapa, devia procurar logo a polícia.

Dr. Joaquim, rico fazendeiro e político, tem uma oportunidade de meter a mão no erário público, é grana alta, fará falta ao povo. Lá vem Joaquim culpando o diabo por que não pode resistir a ficar mais rico do que já é.

Mariquinhas é uma moça muito dada, muito comunicativa mesmo e, em virtude da proximidade do objeto de comunicação, arruma uma barriga, parte para um aborto assassino e criminoso. Lá vem o capiroto como culpado da Mariquinhas não haver exercido o direito e o dever de prevenir-se de uma gravidez indesejada, num tempo em que a informação é tanta que gravidez e doença venérea não são mais campo do mal e sim da falta de cuidado.

Joãozinho é homofóbico, preconceituoso e absolutamente radical; ele e sua turma espancam gays e qualquer um que lhes discorde das idéias. Claro não espancam fisicamente, por que são religiosos. Sua forma de espancar é através das palavras de desprezo, dos gestos de zombaria, do boicote social. Eles vêem o diabo junto aos gays, etc.

Enfim, são tantos os exemplos daqueles que, usando o capiroto como desculpa, vão semeando o mal em torno de si.

Eu acabo ficando com pena do diabo e acho que ele está mesmo recolhido ao inferno, repensando muito seriamente a decisão de voltar a ser Lúcifer - o mais belo e brilhante anjo de Deus - por que por aqui ele já foi chamado de tudo e por mim, particularmente de "corno do rabo azul".

Acredito muito no mal que está em cada ser humano e que deve ser combatido de forma particular e com tal diligência que cada um que for exercer o direito do mal não o faça. Quanto ao diabo, não o conheço, jamais me tentou, e sequer acredito, apesar de tudo que foi dito aqui que ele exista de fato.

Não me isento, através dele, de todas as merdas que fiz - eu que, como todos, aprendo a viver pelo sistema de tentativa-erro - e estou pronta para levar a contra-lição que carinhosamente Deus me enviará, a fim de que eu aprenda a ser uma pessoa melhor a cada erro-acerto.

Assim, deixem o coitado do capiroto descansar.

O T-Rex pede que eu informe aos incautos que capiroto é ninguém mais, ninguém menos que o próprio diabo.