CURIOSIDADES SOBRE A HISTÓRIA DE BREJO  DOS SANTOS

 

               Até os dias atuais convivemos com a dúvida a respeito de quem primeiro pôs os pés  nas terras  férteis  do sítio Nascença, dos brejos de fontes  encantadoras e nos terrenos de criatório de  gado  do Sítio Poço.

                Há a sesmaria concedida a Antonio Lobato, em 1714. Há mais dois pedidos coletivos de sesmarias, onde figura o nome do Antonio Lobato entre os requerentes.

                Conhecemos desde muito tempo a lenda da viúva Maria Barbosa que residindo em Porteiras  descobriu através de alguns porcos do seu  criatório as fazendas  vizinhas :Nascença  e  Brejo.Seria ela Posseira ilegal daquelas terras?Teria perdido sua propriedade por não ter título  legal?

                Além da tradição há alguns dados históricos escritos. Tudo nos Leva a pesquisar quem de fato chegou a esta terra primeiro, e quem expulsou seus primeiros moradores, os índios Cariris, povoadores de toda esta região? Eles se foram, mas deixaram provas concretas de que aqui residiram, através do sítio arqueológico, existente depois da Nascença, no sítio Baixio dos Bastos . De lá já foram retirados muitos objetos de artes, porrões ou urnas mortuárias com cadáveres de adultos e crianças, na década de 1970, além de  brinquedos e enfeites indígenas.

                Não há dúvidas que os patriarcas dos irmãos Oliveira Santos residiram no sítio Nascença. Além das estórias populares passadas de geração a geração, há a história escrita  que eles ali foram massacrados pela  polícia da Província do Ceará, sob o  comando do chefe político do município de Milagres,em 1850.

                Após os irmãos Santos residiu ali o Sr Simplício e  há também, em seguida,  uma relação de 22 condônimos.

                Nas terras onde teve início a cidade residiu um dos componentes da família Cardoso e o Sr Francisco Pereira Lima, casado com Francisca Theodora da Conceição, filha do Casal  Gonçalo Sampaio Coelho e Lourença Barbosa de Melo, donos do engenho Juazeiro , no Vale do Cariri (Barbalha). Francisco Pereira Lima casou-se com a prima em 2º. Grau, conforme documento de dispensa redigido pela matriz dos Cariris Novos(mais tarde Igreja de são José de Missão Velha) e residiram por volta 1750 nas terras do sítio Brejo, motivo pelo qual é conhecido como o primeiro proprietário do sítio Brejo.

                Gonçalo Coelho Sampaio e Lourença  Barbosa de Melo são oriundos de Freguesia de Pé do Banco, na Bahia, e foram os pais das três matriarcas das famílias que povoaram o Vale do Cariri.

                Tanto Lourença Barbosa de Melo, como sua filha Theodora ( Senhora do sítio Brejo) ficaram  viúvas.Teria sido este o motivo que levou o povo a Chamar Brejo da Barbosa? Ou terras da viúva Bahiana?

Uma das filhas de Theodora: Antonia, contraiu núpcias com um dos irmãos Santos E outra –Senhorinha -  casou-se com o Mestre Antonio, vindo do Porto das Gamelas – Ba. e veio a se tornar ascendente de Maria da Conceição de Jesus, mais tarde conhecida como Dona Conceição, a esposa  do Coronel Basílio.

Os irmãos Oliveira Santos são netos do Alferes Gonçalo de Oliveira Brito e filhos do Tenente Gonçalo de Oliveira Filho - O Gonçalinho.

Tiveram como avô materno Bartolomeu Martins de Morais pai da 2ª. Esposa do alferes Gonçalo conhecido, popularmente como o feitor da fazenda Nascença.

A História de Brejo Santo se torna clara após a chegada dos aguabelenses José Francisco da Silva, sua esposa Ana Maria e seus filhos, especialmente após Basílio assumir a chefia política da povoação e mais tarde da Vila de Brejo dos Santos.

                O município de Brejo Santo deve muitíssimo ao tenente-coronel da Guarda nacional Basílio Gomes da Silva. Homem progressista, pacificador que se destacou entre os coronéis da época pela justiça,   bondade e brandura.

 

 

COM SOM EM :  
 
http://www.marineusantana.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=1137569