Olim...piadas!

Não dá!

Confesso que não tive coragem de abrir o quadro de medalhas destes jogos atuais. Cada vez mais, a gente tem a impressão que o Brasil continua andando para trás.

Parece que o brasileiro se contenta em apenas competir por competir. Isso seria até louvável, se por trás disso não existisse uma montanha de dinheiro público sendo investido em alguns "privilegiados" que nem precisam pagar passagem nem ingresso para assistir os jogos olímpicos.

É emocionante ver o desespero de atletas que levam a competição a sério. Choram, não se conformam com a simples participação. Mas no caso brasileiro, parece-nos que a grande maioria vai mesmo para fazer turismo.

Ao aproximar o momento das competições, invés de concentração e dedicação, quase sempre estão às voltas com a mídia, programas de TV, revistas, jornais, etc. até parecem mais artistas que atletas. Seria bom se cada um estivesse gastando mais algumas horas treinando e se informando sobre o que está acontecendo pelo mundo à fora. Será que ninguém acompanha os resultados dos outros atletas estrangeiros em seus treinamentos, ou preferem ignorar para poder treinar menos e sentir menos responsabilidade de resultados?

Se quero justificar essa situação, até penso aqui comigo que pode ser decorrente do comportamento passivo do brasileiro, de seu comodismo diante das dificuldades e adversidades. Ou podemos até justificar a falta de patrocínios e investimentos para alguns esportes. Mas, se compararmos com atletas de muitos paises africanos, com algumas medalhas no quadro, veremos que apesar dos parcos recursos, o esforço pessoal e a vontade de ser mais que um competidor faz a diferença.

Parece-nos que competir por competir é cômodo para quem está se dedicando, com exclusividade, a isso. Onde buscar os resultados? Creio que com treinamentos e mudança de atitude muitos resultados poderiam ser bem melhores. Que sirva de lição os resultados do vôlei, feminino e masculino, e alguns resultados isolados, frutos de muita dedicação e atitude de seus conquistadores.

Estou chateado, acho que é porque sou torcedor do Brasil, grande e imponente, sem calça arriada diante de ninguém!

http://jcsbem.blog.terra.com.br/

João Carlos da Silva
Enviado por João Carlos da Silva em 20/08/2008
Reeditado em 10/12/2008
Código do texto: T1137602
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.