Quem assistiu a Copa de 70 tem bons motivos para gostar desse país. Guadalajara, Jalisco, México e o Azteca foram o que o Rio e o Maracanã não conseguiram ser 20 anos antes. Os Mexicanos ganharam a Copa junto conosco. 

Só mais recentemente passei a ir ao México, pois até há poucos anos a responsabilidade na empresa sobre esse país era dos Americanos. México  é América do Norte, mas os próprios Mexicanos pediram para se integrarem à nossa região como parte da America Latina que são e, creio, ainda não se arrependeram...

Texas, Califórnia, Nevada, Novo Mexico, Arizona, Colorado e sabe Deus o que mais. Se o México ainda tivesse esses estados Americanos como parte do seu território e sua dignidade intacta, teriam um bocado maior de petróleo e muito menos ressentimento. O fato é que os gringos se aproveitaram da fragilidade do país após a a guerra da independência da Espanha, "tomaram conta" daqueles estados e nunca mais devolveram. Não é a toa que o México não morre de amores pelos Estados Unidos...

A cultura e a história do México são fascinantes. Um passeio pelo Palácio Nacional na Cidade do México, murais de Diego Rivera:  um imenso poema épico em que também há espaço para declarar o seu amor por Frida Khalo, sua esposa, para muitos a maior pintora do Século XX.

Descrevem com riqueza de detalhes as culturas Tolteca, Maya e Azteca, as Pirâmides do Sol e da Lua, a fundação de Tenochtitlán (atual Cidade do México), a conquista pelo invasor Espanhol, o período colonial, as lutas e a  independência, a invasão Americana, a revolução com Emiliano Zapata e Pancho Villa. Diego Rivera retrata ainda a luta de classes, Wall Street, a corrupção do clero, os reacionários fascistas. Como se nota, não é só história ... 

Esses murais dão uma ideia da odisséia por que passou esse povo sofrido e talvez por isso também tão identificado conosco. O México é rico em muitas coisas e muito pobre em outras. Coincidência? 

Leo Della Volpe
Enviado por Leo Della Volpe em 24/08/2008
Reeditado em 26/05/2013
Código do texto: T1143370
Classificação de conteúdo: seguro