DIA 8 DE MARÇO

Dia 8 de Março

- Fátima Irene Pinto -

Logo que cheguei na Net eu escrevi algo sobre o Dia 8 de Março.

Sim, com certeza eu valorizo a minha condição de mulher. Foi ela que me permitiu ser Mãe, e, não fora pela doçura da minha própria mãe, talvez a minha existência no planeta tivesse sido dura demais. Mulher é ternura, aconhego, flexibilidade, intuição, sentimento.

A vida da mulher exige mais sacrifícios, mais renúncias. Os papéis que as mulheres desempenham são elásticos, multifacetados.

Mas eu me pergunto: será que nascer mulher não foi uma opção nossa, escolhida antes de aportarmos aqui? E será que isto não é periférico? Nascer homem ou mulher, nascer no Brasil ou num país de primeiro mundo, nascer branca, amarela ou negra ... confesso, tudo isto para mim não é o cerne da questão, não é o fator relevante.

Estamos todos - homens e mulheres - no mesmo barco. Temos todos grandes desafios, estamos todos submetidos às mesmas leis, temos todos que buscar nosso aprimoramento e a nossa realização, as provações chegam indistintamente para todos, assim como as rajadas de alegria, os momentos de felicidade, todos nós conhecemos o vigor da mocidade e o declínio no outono da vida.

Alguns me dirão: mas a Mulher teve que lutar e sofrer para abrir o seu espaço no mundo. E eu lhes digo: isto foi um imperativo do espírito dela.

Qualquer raça, qualquer povo, qualquer segmento da sociedade que se sinta colocado à parte, que se sinta injustiçado, pressionado, perseguido ou preterido deve lutar e se empenhar para alcançar o equilíbrio nos pratos da balança. Viemos aqui para isto, independente do nosso sexo, cor, nacionalidade, condição sócio-econômica.

Portanto, Feliz Dia 8 de Março para as mulheres, para os homens, para os brancos, negros, amarelos, brasileiros ou estrangeiros. FELIZ DIA 8 DE MARÇO PARA O SER HUMANO!

Descalvado-SP

08.03.2007

Jornal Tribuna de Descalvado