Dragão Retocado

Os Jogos Olímpicos fizeram com que o mundo voltasse os olhos para a China, o gigante mais populoso do mundo e do qual sabemos muito pouco. Além de informações como: o excedente populacional, o controle de natalidade e a promessa de despontar como a superpotência mundial, competindo com os EUA, não só em medalhas, mas em hegemonia, neste início de século, sabe-se pouco sobre a China. Precisa-se ler mais para entender a diversidade cultural chinesa e descobrir informações interessantes sobre o dragão.

Falar mandarim, a língua oficial chinesa, não bastaria para entender as diferenças continentais que nos separam. Algumas curiosidades causam estranhamento a qualquer ocidental, pois a promessa de gigante econômico é um paradoxo, quando se descobre que um trabalhador chinês ganha um salário equivalente a minguados oitenta reais.

Por lá, direitos trabalhistas e leis ambientais são entraves ao progresso. Segundo o Banco Mundial, das vinte cidades mais poluídas do mundo, dezesseis são chinesas.

O belíssimo espetáculo de abertura das Olimpíadas, cujo retoque na “maquiagem”, foi admitido pelos organizadores, é uma prática para encantar o mundo em diferentes ângulos e temas. A restrição à liberdade de imprensa é um contraponto em um país onde se preserva o estranho hábito de bisbilhotar a vida alheia sem constrangimentos.

Outro dado relevante é o de que o maior fluxo migratório do planeta ocorre durante o Ano Novo Chinês, quando 300 milhões de chineses excursionam pelo país, congestionando meios de transportes e serviços públicos, como banheiros de aeroportos e estações, fazendo com que os adultos optem pelo uso de fraldas descartáveis. O que de certa forma compensa as indústrias de fraldas que nada vendem aos bebês chineses, pois estes usam apenas calças abertas no traseiro, fazendo suas necessidades em qualquer lugar.

Nossas diferenças não param por aí. A arte de engolir sapos, cobras e lagartos; que nós ocidentais relacionamos às dificuldades e desencantos cotidianos; os chineses, muito mais sábios e hábeis em retoques, transformam em degustação.