Revivendo a I Semana de Arte de Divinópolis

Edson Gonçalves Ferreira

Em agosto de 1969, vivemos, em Divinópolis, a I Semana de Arte e, no Jornal Pains em Notícias, eu registrei as realizações de uma juventude ativa, dinâmica. Éramos jovens demais, mas já sabíamos que Divinópolis não só possui uma poesia no nome, mas que também tem, permanentemente em si, valores indescritíveis, quer sejam os pintores como: Paulo Bernardes, Heraldo Alvim, Maria Célia Moreira, Regina, Iolanda Souki, Elzalaide Newton Morais, Paduani; escritores tais como: Osvaldo André, Edson Gonçalves Ferreira, Fernando Teixeira, Jadir Vilela de Souza, Rosa de Freitas, Nylce Mourão Gontijo, Jadir Vilela de Souza Júnior; escultores como: GTO, Bernardete, Da. Cantimira, todos esses que participaram da I Semana de Arte de Divinópolis, entre outros.

Nos festejos que se realizaram durante a I Semana de Arte de Divinópolis, ficamos deslumbrados com a versatilidade de nossa gente. No dia 09.08, no salão do INSSC, sempre tão concorrido, deleitamo-nos com a versatilidade de nossa gente, tendo como musas Luzia Fonseca, Márcia, Alda Fonseca (in memoriam). Sim, Luzia, Alda e Márcia, num musical que nos foi oferecido por Antônio Greco, o nosso Toninho. E o encantamento não parou aí. Dia 10.08.69, sentimos exaltados e extremamente impressionados com a peça “MUN(N)DO”, sob a direção de Roberto Abreu Cruz, o Rou (in memoriam).

Na segunda-feira, dia 11.08.69, às 20h30min, iniciava-se o grito angustiante de protesto na peça “A noite dos assassinos” e, no dia 12.08.69, houve uma belíssima exposição dos artistas plásticos já mencionados. Depois, dia 13.08.69, no Cine Alhambra, houve apresentação de filmes espetaculares como “Os grandes caminhos” e “A hora e a vez de Augusto Matraca”. Depois, houve um grande show onde músicas inéditas de compositores divinopolitanos foram apresentadas como: Opus 4, Agora, aleluia, Sim, ouvi, Brasil 2001, Canção para encontrar você. No sábado que se seguiu, houve Concerto dos Corais, no Divinópolis Clube com apresentação do Coral Santo Antônio e Coral Divinópolis (nos quais nós cantávamos), Pequenos Rouxinóis de Divinópolis e Coral Excelsior (de poesia).

No domingo, dia 17.08.69, no INSSC, houve apresentação da peça “O pagador de promessas”, de Dias Gomes, sob direção de Frei Leonardo Lucas Pereira OFM, maquiagem de Frei Thiago OFM e, como atores: João Batista de Sousa, Rosa de Freitas, Gilma de Almeida Vilela, Reinaldo Cunha, Antônio Vicente do Amaral, Leoni Lopes Pereira, Raimundo César Rios, Rita Fernandes, Alonso Mendes, Ilma Santos, Antônio Carlos Altivo Filho, Kiko Lara, Wanir Vasconcelos de Menezes, João Jacó Neto, José Evangelista Ferreira, Onofre Tavares; como contra-regras: Ildeu Seabra e Antônio Onofre da Silva; Ponto: Edson Gonçalves Ferreira; execução musical: José Roberto Lara, Heraldo Alvim, Jairo e Lemão e Kiko Lara e Heber Alvim.

Hoje, passados 39 anos, vimos, com tristeza, que, atualmente, a Secretaria Municipal de Cultura nada fez para a continuação de eventos desse nível. Em Divinópolis, nesses tempos, com tantas faculdades e até uma universidade, não acontecem mais eventos artísticos e culturais como a I Semana de Arte de Divinópolis que, apoiada por empresas, aconteceu graças ao idealismo tão natural nos jovens que, até hoje, existem. Nossa cidade é um celeiro de artistas que merecem todo o nosso respeito. Acreditamos, piamente, que esse tipo de evento devia ser ressuscitado. Afinal, em várias cidades vizinhas, ainda existem.

Divinópolis, 27.08.08

edson gonçalves ferreira
Enviado por edson gonçalves ferreira em 28/08/2008
Reeditado em 29/08/2008
Código do texto: T1150536
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.