A culpa é do Bode

Em um grupo onde o Sergipe é representado por um diabo; o Itabuna por um Dragão e o CSA por um Azulão (pássaro típico do Nordeste) um Bode (Vitória da Conquista) resolveu complicar a vida dos mascotes mais temidos.

Explico. Na primeira rodada do campeonato Brasileiro da série C, o Sergipe enfrentou o Vitória da Conquista, neste jogo, os jogadores Chicão e Jaelson foram expulsos. Eles cumpriram a suspensão automática na segunda rodada. O julgamento dos dois atletas só aconteceu no dia 23 de julho, mesmo dia em que o Sergipe enfrentava pela quinta rodada o CSA. Jaelson pegou apenas um jogo de suspensão, mas Chicão pegou gancho de dois jogos e não jogou esta partida.

Normal? Não. Na última rodada, o Sergipe voltou a enfrentar o Vitória da Conquista, só que na Bahia e Chicão, como já teria cumprido a suspensão, jogou contra o Bode. O Itabuna que precisava apenas de um empate contra o CSA, conseguiu a façanha de perder para o time alagoano.

Foi quando tudo começou.

Como ficou de fora da próxima fase do Brasileirão, o Itabuna entrou com uma queixa no STJD, pedindo a perca de seis pontos do Sergipe, por colocar atleta de forma irregular. A alegação? A suspensão só valia a partir do dia seguinte, ou seja, Chicão poderia jogar contra o CSA e não contra o Vitória.

Entrevistando o advogado do Sergipe, percebi que ele não sabia dessa regra. “Eles alegam que a suspensão começava há valer um dia depois da sentença”, informei ao advogado. “É o que eles alegam”, respondeu-me ele.

Como queria saber do advogado sobre a veracidade da alegação itabunense, e o advogado não sabia, resolvi consultar um escritório de advocacia, que não cobra pelos seus serviços (esse blogueiro ainda não aprendeu a faturar com o blog), e a Google CIA me informou que no Código Brasileiro de Justiça Desportiva, artigo 105 diz: “Proclamado o resultado do julgamento, a decisão produzirá efeitos a partir do dia imediato, independentemente da presença das partes ou de seus procuradores, desde que regularmente intimados para a sessão de julgamento, cabendo detração nos casos de cumprimento do afastamento preventivo”.

Ou seja, o Sergipe deverá ficar fora do campeonato por que Chicão não deveria jogar contra o Vitória da Conquista. O STJD julgará o caso na sexta-feira, 1.

Responda rápido. Se Chicão não jogasse o primeiro jogo não seria expulso, mas não vamos chorar o leite derramado. Expulso, ele não deveria jogar o segundo jogo contra o Bode. Então, a culpa é dos dirigentes do Sergipe que não observam o regulamento ou é do Itabuna que usará o tapetão para continuar na competição?

Eu ainda acho que a culpa é do Bode. O Bode expiatório chamado péssimo futebol.