MEU JEITO CAIPIRA DE SER...

 

 

     Iô num góstu de falá bunítu. Inté aprindí argúmas palávra difíciu , mais num góstu di falá bunitu. Sô gênti símpris, qui nascêu na róça.

     Dêsdi piquininim ajudáva meu pai a trabaiá nu roçádu. I fôi levantânu cêdu prá í prú trabáiu cum meu pai qui aprendí a vê as belêza da nóssa térra. Iô áchu qui têim muita gênti qui nunca prestô atençãum nu quântu é bunitu vê u sór nascênu. Num têim coisa mió.

    A passaráda acordânu, us bichu saínu prá fóra ! Tinha tamêim o chêro fórti do café da mãim . Quându iô éra minínu, na óra du café a mãim sêmpri tinha brôa de míu. U fubá que ela fazia as brôa era do míu du nóssu quintár. I cômu éra bunitu di vê u sór batênu nu miaráu !

    Lá ôndi iô moráva quându éra criança tinha umas máta muitu bunita. Lá néssas máta tinha tôdu típu di passarínhu. Êlis vivia tudu sôrtu. Iô sêmpri gostêi di vê us pássaru sêmpri sôrtu.

     Lá im cása num tinha gaióla. Prendê us bichinhu prá quê ? Só prá mostrá prus ôtru ? Qui vantági têim níssu ? Si a gênti dêxa us bichu sôrtu êlis vêim cumê nas mãum da gênti.

     Tênhu sodádi daquêlis têmpu. Di manhã iô ovía u gálu cantânu i u premêru a acordá era u cachôrru aqui dí cása. Com u barúiu dus dôis a gênti nêim pricisáva di relógiu.

    Quandu iô acordáva iô ía lavá u rôstu lá fóra numa bacia grândi qui mêu pai inchia dágua du pôçu. A água sêmpri táva clarinha mais tamêim táva fria. Aí é qui a gênti acordáva mêmu. Tamêim pudéra, cum aquéla água gelada nu rôstu quêim é qui num acordáva, né mêmu?

     Mais tinha uma côisa bôa, a gênti sêmpri via u sór nascê. I qui côisa mais linda qui éra di a gênti vê u sór nascênu ditráis du môrru ! Inté teve um dia qui meu pai mi levô bêim lá im cima du môrru. A vista lá di cima era linda mêmu. Nunca tinha vístu nada iguár.

    U váli, as plantaçãum, as cása dus vizinhu, tudim piquininim ! Iô góstu muitu di i lá. Nu cumêçu era mais difíciu di chegá até u pé du môrru. Mais dipôis qui aprindí a andá di caválu, ficô muitu mais fácir.

     Mêu pai tinha dôis caválu. Um éra marrãum i u ôtru éra maiádu.Tôdus muitu mansínhu i iô inté dáva cumida na bôca dêlis di tãum mansínhu qui êlis éra.

     Minha mãim, nus fúndu du nóssu quintár criáva galinha i tambêim tinha duas cabra e uma vaquinha. Num consígu mi lembrá du nômi das cabra mais a vaquinha si chamáva Mimosa. Iô num sei pruquê tôda vaquinha qui iô cunhecia si chamava Mimosa. Áchu que tôdas éla tinha cara i fucinhu di Mimosa, intão num pudía tê ôtru nômi.

    Aquêlis têmpu era muitu bãum. A gênti tinha um rádiu véiu. Num tinha televisãum i tamêim num fazia fárta. Quási tôda nôiti us vizinhu si reunia im vórta duma fuguêra i tocáva umas móda di vióla muitu bunita.

    Iô gostava muitu daquélas música. Principalmente quându a lua táva briânu lá nu céu e as istrêla piscáva cômu si tivéssi cantânu juntu cum a gênti.

    Nas cidádi grândi a gênti num vê as istrêla dirêitu. Inté paréci qui a lua bría mênus. Na roça é tudu muitu cármu.

     Tôdu mundu si conhéci i si gósta. U qui éra ingraçádu naquêlis têmpu é quându tinha fésta di anêversáru na casa de um. Tôdu mundu éra cunvidádu. A gênti cumia leitãum i galinha assada, bôlu de míu i uns dôci di goiába qui era uma dêliça. Nu quintár da minha casa tinha uma goiabêra muitu grândi.

    Di vêiz im quându dáva umas goiaba dôcinha i bêim grândi. Goiába da bôa, das vermêia a mãim fazia dôci cum élas.

    Naquêlis têmpu quási sêmpri iô durmia cêdu e durmia muitu bêim. A mãim sêmpri tinha uma históra bunita pra contá prá gênti. Iô éra muitu fêliz.

    Lêmbru qui um dia um papagáiu aparecêu lá im cása. Fôi intrânu sêim cirimônia i nunca istranhô ninguéim. Foi ficânu, foi ficânu i só saiu de lá dispôis qui morrêu. Tambéim, dispôis di môrtu prá quê qui a gênti ia querê um papagáiu, né mêmu ?

   Foi na roça qui iô cunhicí a Rosinha. A gênti brincáva junto i foi lá qui nóis foi junto prá iscóla. A Rosinha éra muitu bunita. Tinha uns óiu grandi qui paricía duas jabuticaba.

    Iô adoráva jabuticaba só qui lá im cása num tinha. Só na casa da Rosinha qui tinha. Iô sêmpri faláva prá mãim qui ia lá só prá pegá jabuticaba, mais num era verdade .

    U qui iô gostava mêmu era di cunversá cum a Rosinha. Inté  ôji num sei si ela foi a minha premêra namorada. Áchu qui foi. Sabi pruquê qui iô áchu qui foi ? Pruquê ela só gostáva di ficá cumigu i na fésta junina da igrêja ela batêu u pé i disse qui ela é qui ia sê o meu pár.

    Nóis inté casêmu. Dispôis qui vim prá cidádi, nunca mais vi a Rosinha. Dispôis qui vim prá cidadi, fiquêi um pôcu tristi pruquê num tinha mais u lêiti da Mimosa prá bebê, as brôa di míu da mãe i num fui mais di caválu lá nu ártu do môrru.

     Máis tôda vêis qui póssu, iô óiu pru céu i vêndu assim as istrêla di lôngi, iô mi lêmbro daquêlis têmpu bãum dimáis da cônta......


 

                *****************

 

 

 

(Nunca deixei de ser um caipira. Nasci, na verdade numa cidade grande, numa capital. Mas meu coração, nunca vai deixar de ser caipira...)




(.....imagem google.....)

WRAMOS
Enviado por WRAMOS em 31/08/2008
Reeditado em 01/02/2013
Código do texto: T1155360
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.