O dia amanhece, acaba a festa e o mundo recomeça.

Ontem fui ver uma macumba, na verdade uma festa de encerramento do mês de agosto, mês de exu. O T-Rex não foi, o elitista.

Difícil não se encantar com o colorido, com a música, com a festa em si; impossível não sentir a alegria em estado bruto, emanando daquelas pessoas do povo, que batalham a vida do modo mais agônico possível.

O samba é bom "vem sabar mais eu, vem sambar mais eu, mano meu", e depois se o ogã tem boa voz e ritmo, pronto, o samba é animadíssimo.."é hoje, é hoje, é hoje que ela tá querendo, tá mole que nem manteiga, tá toda se derretendo"...

O T-Rex levanta a tão famosa sobrancelha..ah! vai te lascar dinossauro elitista.

Citando Chico Buarque, "Mas há milhões desses seres/ Que se disfarçam tão bem/ Que ninguém pergunta/ De onde essa gente vem" são enfermeiras, comerciários, pequenos comerciantes, professoras, todos em busca da proteção que a vida não lhes oferece, todos sabendo que Deus se manifesta através das pessoas que ele manda cumprir seus desígnios, todos absolutamente ligados no fato que na pobreza há uma solidariedade e um respeito que faz com que todos se juntem contra as adversidades, sejam elas miséria humana ou material.

Lá no terreiro o que faz o respeito é o quanto você sabe e o quanto sua entidade sabe trabalhar. Eles cuidam dos aspectos materiais da vida; os exus arrumam casamentos desarranjados, dão meizinhas para auxiliar a saúde imediata, afastam inimigos. As moças bonitas e, lamentalvemente pobres, pedem "protetores", homens que as amem mais do que elas os amam e que possam dar a elas, também, algum conforto. Não as critico, é duro nascer pobre, é duro ter pouco e só contar com o que o próprio corpo pode fazer.

As feias pedem maridos, homens que as queiram. é duro viver sozinho nesse mundo de pares.

Os pedidos se sucedem, os mais diversos. Alguns para o bem outros para o mal. Os exus mais criteriosos - eles existem, acreditem, falam com equilíbrio, são respeitáveis - procuram aconselhar a que ninguém busque a vingança, embora reconheçam esse "direito".

De fato, se você faz uma fuleragem muito grande com alguém, fica vulnerável ao ódio e a vingança. Quem faz mal aos outros dá a esses outros o direito da retaliação.

Melhor não fazer mal a ninguém, e aproveitar a festa de cores e alegria, tão passageira para os humanos, tão passageira para os exus.

O dia amanhece, acaba a festa e o mundo recomeça.

O T-rex concorda.