Sabedoria da Roça

Todas as vezes que me ponho à frente da TV para assistir aos noticiários, sinto uma profunda melancolia e, não raro, socorro-me de lições da vida para abrandar esse estado.

Dia desses, estive meditando sobre os vários ensinamentos que sempre tirei de meu avô. Ele, na simplicidade da sapiência, sempre dizia: “Quando ocê matar uma cobra que aparecer no caminho, tem de ser com jeito. Se cortar no meio, a bicha é tão ruim que foge, espicha e volta pra dar o bote depois. O certo é macetar a cabeça da diaba com a enxada e depois enterrar.”

Voltando ao noticiário, penso que, num passado não tão remoto, essa política roceira teria surtido melhor ao progresso da nação...

Aos militantes da bancada verde, peço que não me apedrejem, pois não me refiro aos répteis escamados, que não nos fariam mal algum se respeitássemos seu espaço.

Aos militantes da bancada vermelha, peço que não se esqueçam de que a enxada, embora enferrujada pelo desuso, continua bem guardada, esperando ocasião de serventia.

Éder de Araújo
Enviado por Éder de Araújo em 02/09/2008
Reeditado em 03/09/2008
Código do texto: T1158866
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.