BANDIDA VISÃO

Assistindo a um clipe de uma banda de Hip Hop, fui obrigada a parar para refletir o quanto estamos desinformados e distantes da dura e verdadeira realidade do universo de nosso povo pobre.

Uma fotografia que choca e, ao mesmo tempo, me enche de esperança ao ver e saber de como esse povo é capaz de alimentar o espírito, munido pela alegria garimpada, um dia de cada vez.

Imagens lindas, com toda a comunidade engajada e vaidosa de sua origem, de sua história, onde a melhor roupa foi colocada, os cabelos cuidadosamente preparados para a fotografia e muitos sorrisos nos lábios, numa miscelânea de jovens, velhos e crianças, todos transparentemente felizes.

A música balança os corpos soltos e atentos à oportunidade de aparecer na imagem. A letra “Bandido” um recado para quem avalia apenas as aparências. “Bandido” porque pelo ao menos roubou a sua e a minha atenção, e isso não é crime.

Parando para pensar, posso observar de que é muito pouco TUDO que esse povo precisa para se sentir valorizado e decolar na busca de oportunidade e, NADA ou, quase NADA é feito.

Ele não precisa de esmola, precisa é de escola. Precisa estar preparado para a concorrência do dia a dia em pé de igualdade. Precisa de atenção e instrumentos para proclamar a sua liberdade. Não precisa que se tutele a sua fala, ele sabe dizer de que precisa e o que quer, apesar de submetido a todo tipo de sorte. Ele apenas quer ter o direito ao intercâmbio de conhecimento, de realidade.

Num país onde ser privilegiado é ter onde morar e o que comer, todos nós temos responsabilidade pelo destino dessa esmagadora maioria submetida ao desprestigio. Retribuir nossas conquistas torna-se obrigação, já que nelas está embutido o suor de cada cidadão brasileiro pago em cada centavo de imposto.

Bandidos, talvez, sejam os nossos sentimentos e ações por estarem PRESOS a conceitos e preconceitos e pelo esquecimento de que existe vida vibrando fora de nossas grades.

Bandida é a nossa visão da verdadeira realidade de mundo e que nos assusta só quando somos incomodados pela insegurança de não podermos mais andar livremente pelas ruas.

Bandido é nosso medo. Ele rouba-nos a coragem de ver o outro apenas como ele é: uma pessoa que tem coração, um sonho, uma paixão; uma pessoa que é, na lei divina, NOSSO IRMÃO.