ENTREVISTA COM TANGERINI

ENTREVISTA COM NESTOR TANGERINI

Nelson Marzullo Tangerini

No início da década de 1950, o teatrólogo Nestor Tangerini, concede, enfim, uma entrevista a Milton Amaral, jornalista do periódico A Modinha, do Rio de Janeiro.

Quem conheceu o múltiplo artista, sabe muito bem o quanto era difícil entrevistá-lo ou fotografá-lo. Cítrico, Tangerini não gostava do culto à própria personalidade e não fazia questão de estar na mídia.

Simples, sincero e irreverente, o humorista fool-time - víamo-lo, muitas vezes, tirar da cartola verdadeiras pérolas de seu humor sadio -, preferia a companhia de pessoas humildes, de familiares e de amigos sinceros - do meio artístico ou dos correios.

Passemos, pois, à interessante entrevista.

“Nestor Tangerini, na simplicidade e na modéstia que lhe é peculiar, respondeu há dias, ao nosso interrogatório com um cunho de bom humorismo, sadio e admirável, o que, aliás, era de se esperar, em se tratando de um dos grandes mestres no assunto.

Tenho certeza de que o leitor de A Modinha vai ficar satisfeitíssimo, pois, atualmente ele é o rei da sátira e do “doublé-sans”. Tangerini, embora pouco se mostre em outras modalidades do seu talento, é ainda caricaturista, revistógrafo original, Bacharel em Direito e gramático de pulso.

Além das respostas ao presente questionário, A Modinha obteve do ilustre entrevistado um dos seus bem trabalhados sonetos – que abre esta coluna

MA: - Qual o traço predominante do seu caráter?

NT: - Não subir descendo.

MA: - Qual foi a sua maior produção de maior sucesso?

NT: - Cenas do Rio..., o tal soneto de uma Dona Ivete, que mora no 37, do qual se diz autor certo mocinho consagrado pelas suas habilidades...

MA: - Que pensa sobre as músicas populares atuais?

NT: - Que são bem plagiadas...

MA: - O que mais o alegra na vida de rádio?

NT: - Não ter um troço desse em casa...

MA: - Que pensa da crítica?

NT: - Não conheço essa mulher...

MA: - Qual a sua qualidade principal?

NT: - Passemos a diante...

MA: - O seu maior defeito?

NT: - Não cabe nestas linhas: é uma história muito comprida...

MA: - Não sendo artista, o que desejaria ser?

NT: - Um dos azes do nosso teatro de revista...

MA: - Qual a sua divisa?

NT: - Quem é bom não se mistura...

Exemplo de retidão para os três filhos, Nirton [biólogo], Nirson [físico] e Nelson [escritor], Nestor Tambourindeguy Tangerini jamais se misturou com plagiadores e falsos teatrólogos.

Nelson Marzullo Tangerini, 53 anos, é escritor, jornalista, compositor, fotógrafo e professor de Língua Portuguesa e Literatura. É membro do Clube dos Escritores Piracicaba [ Clube.escritores@uol.com.br ], onde ocupa a Cadeira 073 – Nestor Tangerini.

Nelson Marzullo Tangerini
Enviado por Nelson Marzullo Tangerini em 04/09/2008
Código do texto: T1160962