OLIMPÍADAS

OLIMPÍADAS

As olimpíadas nos dias atuais têm um papel preponderante na aproximação dos países, de seus povos e a disseminação da cultura. O diálogo mesmo em línguas diferentes e desconhecidas não atrapalhou a comunicação dos participantes dos jogos olímpicos. Tanto a abertura como a finalização foi de uma beleza rara e fora do comum. A China demonstrou sua evolução também nos esportes, visto que desbancou a terra do Tio San, ficando em primeiro lugar no quadro de medalhas. Em sua 29ª edição, já pode ser considerada a maior olimpíada da era moderna, pois contará com delegações de 205 países que disputarão as medalhas em mais de 300 competições.

A palavra “olimpíada” tem sua origem no grego ‘olympiás, adis’, que se referia no passado à competição que acontecia na cidade de Olímpia, na Grécia. Nos dias atuais, uma olimpíada é um evento que reúne diversas nações a cada quatro anos para a disputa de várias competições em diferentes esportes. Surgida no fim do século XIX, a olimpíada da era moderna em seu princípio só contava com atletas amadores, o que deixou de acontecer no século XX, com a abertura de espaço também para profissionais em determinados desportos.

As olimpíadas trouxeram alegria em alguns esportes para o Brasil tendo o destaque sido das mulheres. Com as medalhas conquistadas em sua maioria de bronze, o Brasil mostra com todas as letras que não investe no esporte e nem partilha esta idéia, alguns atletas que lá estiveram são de famílias classe média alta e muitos já treinavam nas Universidades dos EUA (Estados Unidos da América do Norte). A decepção maior dos esportes olímpicos para o Brasil foi sem sombra de dúvidas o futebol masculino. Jogadores mascarados, não se arriscaram em bolas dividias e faltou raça e sangue. Foram os verdadeiros pernas-de-pau, do também incompetente “Dunga”.

As olimpíadas ficaram conhecidas como o conjunto dos jogos competitivos que se realizavam na Grécia antiga, originariamente na cidade de Olímpia, em honra a Zeus; Jogos Olímpicos, disputados no espaço de quatro anos que permeava duas celebrações consecutivas dos jogos olímpicos.

Na realidade ou na verdade os jogos Olímpicos, ou olimpíadas como queiram tiveram sua história e uma história muito importante para a Grécia e para o mundo. Sua origem foi na Grécia, país que cultuava os esportes e a cultura física.

A organização oficial data do século IX a.C., embora muitos séculos antes já se registrassem competições esportivas pan-helênicas. Foram extintos no século II a.C., e recriados em Atenas em 1896, por iniciativa de Pierre de Coubertin, como a “primeira Olimpíada da era moderna". Desde então, segundo o modelo grego antigo, são disputadas de quatro em quatro anos (foram interrompidas durante as duas guerras mundiais), e tem como sede, em cada nova edição, uma cidade escolhida entre várias candidatas pelo Comitê Olímpico Internacional.

O chamado ideal olímpico, de congraçamento através do esporte, é representado na bandeira olímpica por cinco argolas entrelaçadas, de cores diferentes, representando os cinco continentes. Durante toda a competição a bandeira fica hasteada, e arde a chama olímpica, acesa em Atenas e transportada por atletas em revezamento até o estádio central.

A China gastou um montante considerável de dólares ou euros, mas deixaram marcados na história a organização, o brilho e um ensinamento para os países do primeiro mundo, de como se organizam determinados eventos com, denodo, amor e dedicação. Parabéns a China e ao seu povo.

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI-ALOMERCE E AOUVIR/CE

Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 04/09/2008
Código do texto: T1161806
Classificação de conteúdo: seguro