DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS

Ainda me surpreendo com algumas coisas.

Acabei de ver na TV o repudio de alguns senadores chocados com a prisão de um banqueiro. Isso depois de um ano de investigação e várias provas.

Será que entendi mal? Parece que o senador disse que: “é justo prender pobres e ricos.... mas os muito ricos? E usar algemas?.....”

Eu devo ter escutado errado. Com certeza.

Aliás, a comoção dos "donos do poder" quando se faz justiça é comovente mesmo.

Outro dia ouvi outra matéria dizendo que o "casal Nardoni" estava tendo acompanhamento psicológico para se adaptar a realidade da prisão. Não sabia que isso existia. Ou é só para alguns? Acho que preciso procurar um otorrino, vai que meu problema é ouvir mal!

Voltando aos fatos, na hora me veio a mente a imagem da Nazareth, uma antiga vizinha nossa que encontrei ontem na casa da minha mãe.

Mulher rígida que se orgulha de ter vindo de Pernambuco para São Paulo para ganhar a vida.

Sem papas na língua sempre fez questão de ser correta em tudo que faz.

Nem que para isso ofendesse as pessoas a sua volta. Não concordava com o erro nem que perdesse um amigo.

Contava as gargalhadas que aqui na cidade conheceu o seu Givaldo, um sergipano lindo de morrer. Depois de algum tempo de namoro – com muito respeito como faz questão de dizer -, casaram-se e tiveram quatro filhos. O Francisco é o caçula.

Mãe zelosa, nunca deixou os filhos soltos por ai. Estava sempre de olho, orientando e fiscalizando os “meninos”.

Os filhos casados ainda hoje falam com os pais antes de tomar qualquer atitude.

Quando o Francisco ia completar 18 anos o pai comprou um Fusca velho para que o rapaz fosse arrumando aos poucos e valorizasse seu primeiro carro.

O que terá sido feito do Fusca?

Ontem, 9 de julho, foi feriado aqui em Sampa aproveitei para visitar minha mãe e levei um susto quando encontrei a Nazareth lá.

Ela está magra e sem vida.

- Oi Nazareth, você está bem?

- Ontem não fui ver o Francisco.

- Não, Nazareth!

- O Givaldo foi.

- Como ele está?

- Indo.

- Ele está com quantos anos?

- Vai fazer 19 no final do ano.

Tento imaginar como está sua aparência hoje. Não consigo. Na mente só ficou a imagem daquele menino tímido, cabisbaixo e tranqüilo. Segundo os pais, um menino obediente, estudioso e extremamente fechado.

Parece que foi ontem.

- Filha, peça oração na igreja o Francisco e mais oito meninos foram presos.

- Não acredito! O Francisco?

- É. Ele saiu para sua primeira festa com amigos e agora estão todos na delegacia.

Coloco o fone no gancho como se estivesse colocando uma barra de 100kg no suporte.

Mas o que será que fizeram esses meninos?

A primeira coisa que faço ao chegar na igreja é pedir a oração. Comovidos pela situação dessas mães sou atendida prontamente.

Não consigo tirar essa história da mente.

O telefone toca várias vezes mas minha mãe não está em casa.

Bem mais tarde ela me liga:

- Oi filha, tudo bem?

- Tudo. Mas e o Francisco?

- Ai filha, ele esta preso.

- Mas como? Ele não é primário, menor? - fico enlouquecida com meu total desconhecimento sobre leis e legislação, ou seja lá o que for da tão famosa "Justiça".

- Ele fez 18 anos no mês passado.

- Sei. A senhora está chorando?

- Ai filha, a Nazareth está arrasada. Bateram muito nos meninos.

- Mas não podem fazer isso – grito do outro lado do fone.

- Mas eles roubaram o carro de um policial que estava parado namorando. A moça é filha de um juiz.

- Mesmo assim mãe. Bater de machucar, depois de presos.

- Não sei. A Nazareth disse que o Francisco teve que assinar por tudo. Ele e outro menino que fez 18 anos ontem.

- E os outros?

- São menores e já foram levados pra FEBEM. O delegado e os policiais não deixaram a advogada falar nada. Não quis ouvir nem os pais.

Olho para o rosto daquela mãe e fico muda.

Não há mais nada da Nazareth que conheci. Como não tinham dinheiro nem conhecimento nenhum, bateram na porta de uma advogada recém formada dando graças por ela cobrar só CR$ 2.000,00 para ir com eles à delegacia.

Não entendo de leis – e quem entende -, mas alguns meses depois o Francisco foi julgado e pegou 11 anos de prisão.

10/07/2008

Etelvina de Oliveira
Enviado por Etelvina de Oliveira em 06/09/2008
Reeditado em 06/09/2008
Código do texto: T1164223
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.