A (falta de) gratidão

Sabe, doutor, hoje quero falar de uma coisa que tem incomodado, não só a mim, mas que vejo ser um problema da humanidade: é viver em um mundo capitalista. O problema para mim e outros muitos é a falta de dinheiro, mas sabe doutor, a gente tem tanta coisa pra valorizar sem ser só o dinheiro!

Sim, sim, vou falar mais sobre isso, calma. É que vivemos uma era de consumismo extremo, capitalismo selvagem e egocentrismo, ninguém agradece por ter um teto, quando muitos não tem; ninguém agradece por ter comida no prato, quando muitos estão passando fome; nunca agradecemos por ter inteligência, saúde, força, quando muitos estão quase desistindo de viver porque estão doentes, largados em leitos de hospitais. Sim, tem me causado mal estar só de pensar que também sou assim, que nós somos assim. Nunca agradecemos, apenas reclamamos dos problemas, da falta d dinheiro, das coisas ruins que acontecem, mas não valorizamos por acordar mais um dia, poder ver o nascer do Sol, ou a chuva que cai, o milagre da vida no choro de um bebê que nasce, ou o sorriso de uma criança brincando.

Hoje o quê? Não ouvi. Ah, sim, estou voltado para sentimentos profundos, o senhor percebeu? É, as últimas sessões surtiram esse efeito. Hoje me sinto mais sentimental. E, quer saber, doutor, eu estou tentando mudar minhas atitudes. Eu também vivo reclamando, reclamando reclamando, reclamando, reclamando e reclamando, mas não há uma folha sequer que caia sem que seja da vontade de Deus, não é mesmo? Tudo que acontece em nossas vidas pode parecer ruim, mas servirão como alguma lição que temos de aprender e nos preparar para algo melhor.

Sim! Risos. Terminei meu discurso politicamente correto. Mas eu não pretendo reclamar, exigir ou cobrar nada das pessoas que me cercam. Apenas agradecer, por exemplo, por poder reencontrá-lo a cada sessão. A terapia está me fazendo bem. Para pensar mais sobre isso? Claro! Eu também senti que é algo que incomoda a mim. Continuamos na próxima sessão? Obrigado, de coração, por me receber mais uma vez. Claro que tenho que agradecer! Oras. Sei que o senhor só está fazendo seu trabalho, mas mesmo assim, quero agradecê-lo! Até a próxima sessão!

Gu Oliveira
Enviado por Gu Oliveira em 07/09/2008
Código do texto: T1165939
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.