Todo mundo gosta de abará,
todo mundo gosta de abará,
mas,ninguém sabe
o trabalho que dá.
A música de Caymmi reflete bem a culinaria baiana:é extremamente gostosa,quente,afrodisiaca,mas,muito trabalhosa.
Como estamos no mes dos mabaços,os gêmeos Cosme e Damião,durante esse mes,eu,que sempre dei o carurú de Cosme,porque tenho um filho nascido em setembro,atrevo-me a passar para vocês,os segredos da cozinha baiana,tão cantada em prosa e verso,conforme aprendi com minha vò,que aprendeu com a avó dela.
O abará é feito de feijão fradinho,quebrado e posto de molho durante uma noite inteira,para soltar a casca.Antigamente,era triturado na pedra,hoje,basta passar no processador.Embora pareça coisa de baiano,juro que o gosto não é o mesmo.Por ser comida de preceito ,o abará tem suas cismas;quando teima em desandar...
Mas,vamos á receita:
500grs de feijão fradinho
Uma média de 6 folhas de bananeira,cortadas em quadrado,médio
2 cebolas grandes,em pedaços
250grs camarão seco
 1 colh(chá)de gengibre ralado
dendê,a gosto;eu uso pouco,umas duas colhs.
Depois de tirar as cascas do feijão,passa no processador juntamente com a cebola,o gengibre e um pouco de alho.Não esquecer o sal.Vai virar uma massa cor de creme e compacta,cheirosa,então você mistura carinhosamente o pó do camarão,que já deve ter sido processado,bem fino,incorporando-o delicadamente á massa.Daí,com  o auxilio de uma colher de sopa,arrume a massa na folha da bananeira (alguns a escaldam antes,mas,acho que fica mole),dobre a folha,como se fosse fazer um embrulho de presente e cozinha 30 minutos no vapor.As "baianas"costumam colocar os talos da bananeira no fundo da panela,como uma especie de trempe,e,acomodar,delicadamente os abarás,nesta trempe,com água suficiente para o vapor que vai cozinha-los.Pronto;é só fazer o molho:Passa o camarão seco no processador,depois frita a cebola no azeite,até ficar mole,junta o camarão,a pimenta malagueta,refoga por uns 10 mts;se precisar,coloca um pouquinho de água.
Aí,você convida seu amor para jantar,prepara o clima,as cortinas de renda perfumadas de patchulí,a mesa com crisantemos,numa toalha de renda,uma cachacinha de cabaço(se ele já tiver dobrado o cabo da boa esperança,melhor lhe dar o Pau da Resposta;responde.Deguste o abará com pimenta,cada um começa a comer de um lado,saboreando sem pressa,até que o abará acaba ,os lábios se encontram,e aí amiga,QUE LOUCURA!Vem,a Bahia te espera!
Miriam de Sales Oliveira
Enviado por Miriam de Sales Oliveira em 08/09/2008
Código do texto: T1167161
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.