ROUPA NOVA FAZ SUCESSO COM SAPATO VELHO

Eu sempre achei engraçado dizer que a banda Roupa Nova faz sucesso com a musica “Sapato Velho”, mas recentemente lembrei de algumas coisas que dão um outro sentido a essa frase. Quando eu era adolescente jogava futebol em times de subúrbio, nas categorias de base, que chamávamos de “segundo quadro”. Nossos jogos eram sempre na preliminar do time principal. Um dia o “cartola” – o dono do time – comprou um novo uniforme. Completo; camisas, calções, meiões e novas chuteiras. Não sei se você sabe, mas as chuteiras antigas não tinham sofisticação nenhuma, eram feitas de um couro duro, desconfortáveis e nos deixavam cheio de calos. Sabe quem usava as chuteiras novas? Os meninos do segundo quadro. O objetivo era que elas fossem amaciadas nos pés dos garotos e só depois é que o time principal as usava. Assim eles usavam as “roupas novas” com os “sapatos velhos”.

Sapato velho é confortável. É para quem vai andar bastante. É para quem pensa em ir longe. É para quem quer fazer bonito, ser excelente. É para quem quer praticidade sem se preocupar muito com estética. É para quem está pensando em trabalhar e não só em fazer pose para sair bem na foto. Por outro lado, fazer as chuteiras ficarem macias, ou melhor o "Sapato velho", é para quem não se importa em estar nos bastidores, fazendo o melhor para a “estrela” do espetáculo brilhar. Fazer "Sapato velho" é para aquele que serve, para quem busca a glória do outro. Se você está querendo ser estrela, confira bem que "céu" você escolheu para brilhar.

É importante durante essa temporada que temos aqui na Terra escolhermos bons sapatos velhos, sem nunca esquecer que alguns pés se encheram de calos para que pudéssemos pisar macio. Se hoje brilhamos, certamente alguém nos emprestou calor, se hoje usamos roupas novas, é por que alguém criou calos para que isso fosse possível. Acredito que, na maioria dos casos, nossos pais são pessoas que estão nessa contagem. Esse é o meu caso.

Para mim, roupa nova só faz sucesso mesmo é com sapato velho.