origem de "BREGA"

Caetano Veloso, em seu livro Brasil Tropical, cita esta curiosidade: em Salvador, existia uma rua denominada Padre Manoel da Nóbrega. Nas cercanias surgiu um “puteiro” onde o acesso principal era por essa rua.

O tempo foi passando... passando..., como é seu costume, e a ferrugem tomou conta da placa e quem passava por lá somente conseguia ler a palavra BREGA.

Então... essa expressão caiu na boca do povo: “Vamos lá pro brega”

Muito bem! O que isso tem a ver com o nosso estudo etimológico?

Observemos o dinamismo desta palavra:

:: A princípio podemos dizer que BREGA foi um substantivo, pois se referia a um nome de pessoa: Manoel da Nóbrega;

:: Depois, BREGA deixou de ser substantivo próprio e passou a ser substantivo comum, pois se referia a um lugar;

:: Hoje, a palavra BREGA, é mais usada como adjetivo: Música BREGA.

O dicionário Houaiss Eletrônico averba esta palavra como sendo um regionalismo de Portugal significando briga, luta; e numa segunda acepção a arte de tourear - o trabalho do toureiro durante a luta.

O que nos chama a atenção é uma certa similitude semântica entre o lugar brega (puteiro) e sua origem etimológica e que, segundo ainda, o dicionário Houaiss averba como luta, briga, matadouro.

Na linguagem chula, em seu ritual de conquista, o homem não faz amor com a mulher. Ele a leva para um “matadouro” - casa ou simples quarto que se destina a encontros amorosos ligeiros, de ocasião.

Sabemos que no sentido denotativo a palavra matadouro é um estabelecimento em que se abatem animais destinados ao consumo público.

Tentando consubstanciar a similitude: as putas são mulheres que se “abatem e comem” para o consumo público.

Entendemos assim, que as duas histórias {livro do Caetano e Dicionário Houaiss} convergem para um mesmo sentido.

Para reforçar nosso estudo transcrevemos abaixo trecho da letra da Música Cidadão no Brega,de Osvaldo Bezerra.

Tem gente que não gosta lá do Brega

É no Brega que está a solidão

No Brega entra preto e entra branco

No Brega entra pobre e barão.

Você vive desfazendo lá do Brega

Será que você não tem coração

No Brega só entra apaixonado

Querendo alguém para lhe tirar da solidão.

Uma noite eu dei uma volta lá no Brega

Veja que surpresa meu irmão

Estava sentado em uma mesa

Um amigo que é metido a cidadão.

vi...site

http://airton.soares.zip.net