Os meus piores textos: África do Sul, torcendo por nós

Completo 100 textos, com essa trilogia dos piores que, parece, afinal não eram assim tão ruins. Mas o incentivo que veio dos que leram ou ainda lerão as 2 anteriores é também porque eu tenho muitos amigos aquí no Recanto, felizmente.

"Chego a Johanesburg: selva, elefantes, leões. Onde estão? Nas reservas, como o Parque Kruger, pois Jo Burg é uma cidade limpa, arborizada, bem projetada, organizada, bonita. África, som de tambores, tribos... Só como show folclórico.

Minas de diamante subterrâneas. A curiosa mescla de mais de 1000 dialetos, que fez com que se criasse um idioma comum nas minas, composto de aproximadamente 800 palavras invariáveis (sem tempos de verbo, passado, futuro). Como nos velhos filmes de índios americanos : mim querer falar você...

Em Jô Burg há uma velha mina desativada e transformada em ponto turístico.. Lá se desce e sente-se essa sensação de se estar no centro da Terra, com ar rarefeito e luz apenas do próprio capacete. Igual às minas de carvão em Criciúma.

Cape Town, ou Cidade do Cabo, aquela que fica bem na pontinha do mapa da África, próxima ao Cabo da Boa Esperança ou Cabo das Tormentas e que Bartolomeu Dias finalmente dobrou na busca do caminho para as Índias, como estudamos no primário. Vinhos de excelente qualidade, especialmente os brancos e uma paisagem magnífica.

A Table Mountain parece mesmo uma mesa sobre a qual se debruçam as nuvens descendo suas encostas e formando uma imensa toalha branca. Eu tive a sorte de ver esse fenômeno, que não é assim tão comum.

Johanesburg está para São Paulo assim como Cape Town para o Rio, só que...

Visitei Soweto. Lembram? Soweto não é um bairro mas uma região da cidade: South Western Town, ou "parte sudoeste da cidade". Muito mais organizada do que qualquer bairro de classe operária no Brasil. E, no entanto, a mídia nos fazia acreditar que era o inferno autêntico. Não existiam problemas ? Tudo inventado ? Claro que haviam, mas na época me pareceram menores do que os que tínhamos nas grandes metrópoles Brasileiras.

E a discriminação racial? Real, mas será maior do que a discriminação social de um país bem conhecido nosso?

Negros e brancos da África do Sul, torçam por nós..."

Leo Della Volpe
Enviado por Leo Della Volpe em 13/09/2008
Reeditado em 21/04/2012
Código do texto: T1175887
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.