Carne-seca com Azeite

CARNE-SECA COM AZEITE.

Estive conhecendo um lugar aconchegante com um pessoal simpático e musica da melhor qualidade, com vozes lindíssimas, rostos lá de trás...

Anos 60,70,80... Trêz décadas de composições e melodias inesquecíveis.Que vocês podem ter a certeza que embalou os meus sonhos e de muita gente.

Hoje diante de um fato acontecido comigo,essa noite surgiu na minha lembrança com um gostoso cheirinho de saudade...Ouvindo musica...conversando...Rindo muito. E saboreando uma generosa porção de batatas fritas e mandioca em pedaços crocantes e a "famosa" Carne -seca com Azeite.

Muito saborosa podem ter certeza,mas "inuzitado" ao paladar...CHIQUÉRRIMO!

Como prometi ao meu querido e gentil amigo Fernando,jornalista e redator desse ilustre jornal,que levou-me a esse maravilhoso lugar e saboreou comigo tão "EXÓTICO"prato, que eu escreveria uma matéria assim que algum fato me fizesse lembrar dessa "ALQUIMIA".

Vivi essa semana uma experiência que acredito que muito de vocês já devem ter passado em algum momento de sua vida.Onde se confunde o conceito de "HOMEM" e "FÉ".Quando o homem teima em substituir Deus e ditar direções em nome dele na vida das pessoas,movendo-as como pedras de um jogo de xadrês.As pedras naturalmente não se movem sozinhas,precisam que "alguém"as movam, e que esse "alguém" saiba jogar muito bem para dar um xeque-mate em si próprio e sentir sozinho o sabor da vitória.(em Pequim é que os vitoriosos se encontram, onde se reunem os melhores enxadristas), mas por aqui também, não jogadores olimpicos de xadrez e sim alguns em nome da "FÉ" que ditam direções sem consulta prévia de consentimento e com estrategia de convencimento.

O azeite durante todos esses milhares de anos, foi uma composição contraditória usado para celebrar a vida e perpetuar a morte.

Ele é citado como óleo de aroma delicado e odor forte, usado naquele tempo como utilidade pública(nas lamparinas, etc) e caro também

como hoje que se sabe o grande valor terapêutico( o azeite puro extra virgem)aquele que ajuda a combater o colesterol ruim do organismo e que "dizem" que também não deixa o indíviduo que "entorna" grande quantidade de bebida etílica, depois que "este"tomar umas generosas colheradas desse santo óleo a embebedar-se e manter-se "SÓBRIO"???? Deve ser bom´pra emagrecer porque não tem intestinos que segurem tudo isso...E a Carne-seca aquela que começou com a morte do "Jeguinho", lá no Nordeste é claro, tem um sabor diferente, gostoso, cheiroso, inigualável(depois de prontamente cozida) que a gente come sem culpa, pra não perder o valor do sabor.

Prestem a atenção! falamos da carne-seca(HOMEM) e o Azeite(FÉ), quando a carne-seca se mistura cm o azeie pode-se até tentar enobrecê-la...Ai é que se desenrrola o maior besteirol da terra.

É "GENTE"(carne-seca) ensinando como você ceve usar o "AZEITE"(Fé) até ai tudo bem...Mas aqui em nosso amado PAÍS onde o azeite não é mais "virgem"(Agora é um compostode soja e derivados) e a carne-seca já não é do jeguinho(agora é do cavalo, da égua, do boi , da vaca...) virou carne-de-sol...Pronto a confusão está feita, é o "HOMEM" pregando a "FÉ", e as vezes sem nunca ter experimentado.Eu fico pensando...será que quem preparou aquela iguaria exótica, tão desfiadinha, com aquelas rodelas de cebolas...Também como nós a comeu com azeite?

Vou pedir ao meu amigo Fernando pra gente voltar lá pra perguntar.Só assim eu posso continuar esse "FILOSÓFICO" pensamento, pra matar a curiosidade de todos vocês.

Hellê Santos.

(Matéria publicada no Jornal O Itaiense S.P. em Agosto de 2008)

Hellê Santos
Enviado por Hellê Santos em 13/09/2008
Código do texto: T1176411
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.