Pular o muro...

"PULAR O MURO" Fonte: Jornal da Globo,pelos jornalistas Cristiane Pelájo e William Waak, no inicio da madrugada do dia 13 de maio de 2008, dia em que comemora-se a Libertação dos escravos.

Kátia Regina, pulou o muro da Penitenciária de Sta Catarina, na madrugada do dia 12 de Maio de 2008. Mas... de "fora para dentro"do Presídio Feminino onde fora libertada à 14 dias.Havia cumprido uma pena de 2 (dois) anos e 3(trêz) meses, por assalto e roubo à mão armada.

Em declaração a reportagem relatou a dificuldade de arrumar trabalho para seu sustento e disse também da falta do amparo familiar, e por esses motivos é que já pela quarta vêz tenta voltar a viver no Presídio onde falou que ali tem onde abrigar-se da chuva e do frio,alimentar-se e que sente-se amparada pelas amizades lá conquistada com algumas detentas na qual já as considera como sua familia.(mesmo com a hostilidade de outras presas).

A diretora do Presídio, Maria da Conceição Ouriuela, afirma que essa será a ultima vêz que Kátia Regina conseguirá realizar com êxito novamente essa façanha.

Escrevi então o meu comentário sobre o fato:

Isso vem de encontro à questão da ressocialização no Sistema penitenciário.

Em aluguns casos como o da Kátia, sem amparo da familia,do Estado e sociedade,ainda procura refugio novamente dentro do Sistema,onde é visivel que a reeducação e integração à sociedade não existe, porque não prepara o preso e nem a sociedade a recebe-lo.

Nessa questão vários programas Estaduais e Municipais têm-se mostrado falido antes mesmo da implantação efetiva.

Temos somente Leis e artigos em vários segmentos dos Direitos Humanos, estagnados em diversos projetos não definidos.

Essa atitude hostilizada pelas demais detentas mostra a profundidade do "TUMOR SOCIAL",escancarando a falta de humanização,compreenção, solidariedade e desamor, que ao atravessar os muros, desencandeiam na tenebrosa e infindável onda de violência contra todos os outros Direitos Humanos.

O que se precisa, é uma política voltada com seriedade,responsabilidade e transparência para essa questão, e que os Direitos sejam iguais para todos e não para uma minoria que usam como escudo o "VOTO" de um "POVO" refém da violenta CORRUPÇÃO.

O interessante dessa noticia é que esse fato foi ao ar na primeira hora da madrugada do dia 13 de maio,quando comemoramos a Libertação dos escravos no Brasil, e notei que nada foi relatado sobre essa data, acredito que visto que somos um "POVO" "LIVRE", mas que "MUITOS" ainda não sabem o que fazer com tanta "LIBERDADE". Um povo "REFÉM" da ESTUPIDEZ e GANANCIA de um sistema Político nada transparênte.

Hellê Santos

(Publicado no Jornal O Itaiense S.P em Julho de 2008)

Hellê Santos
Enviado por Hellê Santos em 14/09/2008
Código do texto: T1177662
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.